Capes e Elsevier premiam cientistas brasileiros

carteira de estudante

A cerimônia será realizada em Brasília amanhã, dia 12

A editora Elsevier, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), realiza amanhã, 12 de novembro, a entrega do Prêmio Capes Elsevier 2015 a nove pesquisadores de instituições brasileiras. A iniciativa é uma homenagem à produção científica no Brasil e à atuação dos premiados na orientação de novos mestrandos e doutorandos. A cerimônia será realizada no Hotel Brasília Palace, em Brasília.

Entre os critérios adotados para a seleção dos vencedores, estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.

“O Prêmio Capes Elsevier é um reconhecimento da importância do conteúdo produzido pelos pesquisadores brasileiros para o País e o mundo. Além da sua grande importância como orientadores de novos pesquisadores”, diz Ezequiel Farré, diretor regional da Elsevier S&T para a América Latina.

Os Prêmios da Elsevier, que visam o reconhecimento da ciência em todas as áreas do conhecimento, são promovidos em diversos países da América Latina. No Brasil, a Elsevier conta com o apoio constante da CAPES, sendo esta a nona cerimônia de premiação realizada em conjunto. “Com esta iniciativa, queremos estimular cada vez mais a  produção científica nacional e destacar a presença brasileira no exterior”, completa Ezequiel.

Portal de Periódicos da Capes

Em 2015, o Portal de Periódicos completa 15 anos. Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico produzido internacionalmente, oferece acesso a mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases exclusivas para patentes, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas, conteúdo audiovisual e outros materiais. Este conteúdo está disponível para professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 424 instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Portal de Periódicos da CAPES oferece, ainda, conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no País.

A CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-graduação stricto sensu, que contempla os cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Além de avaliar e recomendar o funcionamento desses cursos, a CAPES fomenta este nível de ensino, por meio da concessão de bolsas de estudo, de recursos para infraestrutura e para realização de eventos de cunho científico e educacional. Atua ainda na formação de professores da educação básica. As políticas da fundação são tomadas com base no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que está inserido no Plano Nacional de Educação (PNE).

Sobre Scopus:

Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica, possui ferramentas inteligentes para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa acadêmica. Sua vasta base de dados contém resumos e referências de 21 mil títulos de revistas científicas, 85 mil títulos de livros além de outros tipos de publicações de mais de 5 mil editores em todo o mundo, garantindo ampla cobertura interdisciplinar nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e Artes e Humanidades. Scopus foi projetado e desenvolvido com a participação de pesquisadores e bibliotecários internacionais, e apresenta links diretos para artigos assinados em texto completo, outros recursos de biblioteca e interoperabilidade com aplicativos como o software de gerenciamento de referências.

Sobre a Editora Elsevier:

A Elsevier é líder mundial de soluções de informação que melhoram o desempenho da ciência, saúde e profissionais de tecnologia, capacitando-os a tomar as melhores decisões, oferecer melhor atendimento, e por vezes, fazer descobertas inovadoras que avançam as fronteiras do conhecimento e do progresso humano. Elsevier oferece soluções digitais baseados na web – entre eles ScienceDirectScopusElsevier Research Intelligence, e ClinicalKey– e publica cerca de 2,2 mil periódicos, incluindo The Lancet e Cell, e mais de 25 mil títulos de livros, incluindo uma série de obras de referência.

Fonte: Jornal da Ciência