ANPG participa de Congresso Internacional

carteira de estudante

No mês de fevereiro, a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, esteve em Havana, Cuba, participando do Universidad 2012: 8º Congreso Internacional de Educación Superior.

No dia 17 de fevereiro, a mesa de abertura contou com a participação de Manuela Braga, presidenta da Ubes, ao lado de entidades como as Federações Estudantis Universitárias (FEU) de Cuba, Uruguai e Colômbia.

Com rica programação, o fórum foi um importante espaço de articulação com entidades dos países da América Latina. A experiência da ANPG, entidade de âmbito nacional de representação dos pós-graduandos, foi de grande valia para os presentes, que foram incentivados a constituir associações semelhantes em seus países.

Durante o Congresso, a Organização Caribenha e Latino Americana de Estudantes (OCLAE) realizou a reunião de seu secretariado-geral, da qual a ANPG faz parte. Na ocasião, foram apresentadas as atividades do próximo período, como a Rio+20 e a convocação geral para Jornada de Lutas em março deste ano. A diretora de Comunicação da ANPG, Luana Bonone, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para participarem do 23º Congresso da ANPG.

Rio+20

A próxima Cúpula da Terra Rio+20 – oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Tal encontro é uma nova tentativa das Nações Unidas, neste início do milênio, para progredir em relação ao compromisso dos Estados e da comunidade mundial com as grandes mudanças deste século XXI. Acontece vinte anos depois da primeira cúpula histórica de Rio de Janeiro, em 1992, e dez anos depois do encontro de Johanesburgo, em 2002.

A comissão organizadora abriu espaço para que entidades organizem atividades autogestionadas durante o evento e a ANPG já se inscreveu. A intenção é montar um estande de recepção/divulgação e organizar miniconferências sobre C&T e meio ambiente.

Jornada de Lutas e Campanha de Bolsas

Compondo as atividades da Jornada de Lutas das entidades estudantis, cujas reivindicações principais são: a destinação de 10% do PIB e de 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação, ciência e tecnologia, a ANPG convoca todas as APG’s e pós-graduandos para atividades pelo Brasil em torno dessas bandeiras e do Reajuste Imediato das Bolsas de Mestrado e Doutorado.

Aulas públicas, debates, atos políticos e twittaço são algumas das atividades sugeridas para serem realizadas nas universidades entre os dias 26 e 30 de março.

As atividades devem ser comunicadas à ANPG através dos e-mails ou perfis nas redes sociais para que sejam divulgadas e posteriormente documentadas.

Fechando a semana de atividades, a ANPG pretende organizar uma audiência pública convocada pelas comissões que tratam de Educação e de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados (CEC e CCTCI) para pautar a questão.

Saiba mais sobre a Campanha de Bolsas

Da Redação.