Acre sediará Reunião Anual da SBPC em 2014

carteira de estudante

Levar o evento para o Acre foi uma gestão liderada pelo deputado federal Sibá Machado, contando com a defesa e respaldo do Governo do Estado do Acre e o apoio da Universidade Federal do Acre – UFAC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAC.

O tema central do encontro a ser proposto à organização do evento para 2014 será “O Desafio da Economia Verde”, numa alusão ao projeto de desenvolvimento implementado no Acre nos últimos 12anos,  traduzidos  no conceito de “florestania”, e que prima pelo desenvolvimento a partir do uso sustentável da floresta. “O encontro anual reúne em média 10 a 20 mil pessoas, o regional, em torno de três mil, é um evento que movimenta toda economia do Estado que sedia. Teremos que nos preparar”, argumenta o deputado.
 
O secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, representante do Governo do Estado na defesa da candidatura de Rio Branco, ressaltou durante sua apresentação os avanços significativos da educação no Acre na última década, sobretudo a integração entre educação básica, superior e tecnológica.
Presente também na defesa, o vice-reitor da UFAC, Prof. Dr. Pascoal Torres Muniz, destacou que “possibilitarmos ao Acre a chance de sediar tal evento é um sinal claro da descentralização da pesquisa, é colocarmos a Amazônia novamente no centro do debate cientifico”.
 
Participando de reuniões em Brasília, o reitor do Instituto Federal do Acre – IFAC, Prof. Dr. Marcelo Minghelli recebeu a notícia com entusiasmo.  “Em reuniões preliminares, respaldamos a vinda do Encontro para o Acre, porque mais do que um evento, o Encontro da SBPC pode representar um reforço as nossas metas de desenvolvimento sustentável e soberania através da Educação, da Ciência e da Tecnologia”, disse.
 
FONTE: Instituto Federal do Acre