Falece, no Rio, o pioneiro da física Jayme Tiomno

carteira de estudante

O físico Jayme Tiomno faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 12, no Rio de Janeiro. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, manifestou pesar em nota oficial

Leia também:

Jayme Tiomno: Um silêncio que chega a ser uma indelicadeza

Jayme Tiomno foi um dos físicos mais renomados do país, integrante da geração de pioneiros que inclui Mário Schenberg, Marcelo Damy, César Lattes e José Leite Lopes.
 
Ao lado de Lattes e Leite Lopes, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), hoje vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tiomno também comprometeu-se com a criação da Universidade de Brasília (UnB), idealizada por Darcy Ribeiro.

Tiomno formou-se em física em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1941. Titulou-se mestre e doutor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, em 1950. Conquistou o título de doutor pela Universidade de São Paulo (USP), em 1968.

Além das passagens pela UnB, pela USP e pelo CBPF, Tiomno foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde trabalhou depois de retornar ao país, em 1973. Atingido pelo Ato Institucional no. 5, promulgado pelo governo da ditadura militar em 1968, Tiomno voltou a trabalhar na Universidade de Princeton antes de assumir a vaga na PUC-Rio.

Tiomno era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi secretário-geral no biênio 1955-57. Nascido em 16 de abril de 1920, Tiomno estava com 90 anos. Ele deixa a esposa Elisa Frota Pessoa, também física.

Leia a íntegra da nota assinada pelo ministro Aloizio Mercadante:

"Jayme Tiomno é um dos grandes nomes da brilhante geração de físicos brasileiros, entre os quais estão César Lattes, Mário Schenberg, José Leite Lopes, Marcelo Damy e Mário Alves Guimarães. Eles marcaram época na história da ciência em nosso país.
  
Tiomno conviveu com os mais renomados físicos de seu tempo, inclusive Albert Einstein. Ao lado de Lattes e Leite Lopes, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e comprometeu-se profundamente com a experiência inovadora da Universidade de Brasília, criada por Darcy Ribeiro.
 
Deixou o exemplo imperecível de uma vida inteira dedicada ao conhecimento científico para o bem da espécie humana. É um dos nossos maiores orgulhos e uma fonte de inspiração permanente para todos os pesquisadores brasileiros, sobretudo para as novas gerações. O avanço da ciência no Brasil hoje tem raízes profundas no trabalho incansável e genial de cientistas como Jayme Tiomno."

Fonte: Jornal da Ciência, com informações da Academia Brasileira de Ciências (ABC)