Seminário Nacional de Assistência Estudantil acontece durante a Caravana à Brasília

carteira de estudante

Faixa de Mesa 1


Nos dias 27, 28 e 29 de abril a ANPG promoverá uma Caravana à Brasília por Mais Direitos aos pós-graduandos e pós-graduandas. As pautas a serem debatidas estão refletidas no documento de direitos e deveres, aprovado no 24º Congresso da entidade, realizado em maio de 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Concomitante com a Caravana, a Associação Nacional de Pós-Graduandos promoverá o Seminário Nacional de Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e Perspectivas para a Pós-Graduação, a ser realizado na Universidade de Brasília (UnB).

No dia 27, haverá a abertura do Seminário às 18 horas, que tem como convidados o Prof. Dr. Jaime Martins de Santana, Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, o reitor da universidade, Ivan Marque de Toledo Camargo, a Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Tamara Naiz, e o Presidente da Associação de Pós-Graduandos da Unb, Gabriel Nascimento. Na sequência, haverá a mesa Desafios das políticas de assistência estudantil para a pós-graduação no Brasil, entre as 18h30 e as 20h30. Os convidados para debate são o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Gonzaga, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente da Andifes, Targino de Araújo Filho.

A partir das nove da manhã do dia 28, acontecerá a mesa “Democratização da Pós-Graduação e Mudanças no Perfil Socioeconômico dos Estudantes Superior brasileiro”. Os convidados são o Presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o Prof. Dr. Jaime Martins de Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB e a coordenadora geral do Fonaprace, Myriam Serra.

No dia 29 acontecerá a terceira mesa do Seminário, intitulada “Desafios e perspectivas para a implementação de mais direitos para os pós-graduandos”, que terá representantes do MEC/Capes, MCTI/CNPq e Andifes como convidados.

As inscrições para o Seminário serão feitas durante o próprio evento.

Da Redação