ANPG e APGs do RJ fazem ato na Secretaria de Estado de Fazenda e cobram o pagamento imediato da bolsa FAPERJ em atraso

carteira de estudante
Pós-graduandos e pós-graduandas em ato na frente da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio
Pós-graduandos e pós-graduandas em ato na frente da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio, realizado ontem (12)

A ANPG, juntamente com as APGs da UFRRJ, Fiocruz e UERJ, e pós-graduandos e pós-graduandas de universidades cariocas, se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), em frente à Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, no ato pelo pagamento imediato da bolsa em atraso da FAPERJ.

Por volta do meio dia, o secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, recebeu os manifestantes, mas se mostrou pouco aberto a negociações.

“Eles mantiveram a posição de que só pagariam em julho a bolsa que está atrasada, mas, pelo menos, se comprometeram em pagar a bolsa deste mês no prazo, ou seja, amanhã”, comenta Allysson da Silva, diretor da ANPG, presente no ato.

As bolsas FAPERJ são pagas geralmente no 10º dia útil do mês. O secretário disse que as bolsas dos próximos meses também serão pagas neste prazo e pediu “compreensão” dos bolsistas nesse momento de crise.

“Nos posicionamos firmes, afirmando que a área de Ciência e Tecnologia é uma área estratégica para o desenvolvimento e soberania do país e, portanto, não deveria ser alvo de cortes orçamentários, mas eles argumentam que o balanço da secretaria hoje é negativo, eles tem mais gastos do que arrecadação de impostos, por conta da crise econômica”, diz Allysson.

“Eles disseram que ‘ou pagam os bolsistas ou pagam os aposentados’, no entanto, vemos uma contradição quando eles afirmam não ter dinheiro e praticam uma política de isenção fiscal para empresas estrangeiras”, acrescenta.

Após o ato, uma parte dos pós-graduandos se dirigiu até a Defensoria Pública para encaminhar uma ação civil pública para o pagamento imediato da bolsa referente a janeiro. “Estamos tentando junto aos bolsistas FAPERJ outras ações para pressionar pelo pagamento imediato da bolsa em atraso, como uma ação judicial”, comentou o diretor da ANPG.

Os bolsistas estão dialogando com a defensora pública Samantha Monteiro (Coordenadora do Núcleo de Fazenda), que se prontificou a solicitar as informações necessárias à Faperj e à Sefaz para conclusão da redação da ação pública. A expectativa é a de que até a próxima terça-feira (19), os bolsistas façam uma nova visita à Defensoria para cobrar o encaminhamento da ação.

Da redação

Matérias relacionadas:

07/04/2016 – ANPG convoca para ato pelo pagamento imediato das bolsas FAPERJ
30/03/2016 –  ANPG avança na luta contra os cortes na FAPERJ: Presidente da Alerj diz que PEC não deve ser votada
16/03/2016 – ANPG e pós-graduandos do Rio vão entrar com ação para o pagamento imediato das bolsas FAPERJ