Em reunião com a ANPG, presidente da FAPEMIG garante "não haverá mais bolsas em atraso"

carteira de estudante

Reunião FAPEMIG
Da esquerda para a direita: Gabrielle Paulanti, diretora da ANPG, Alysson Sifftert, pós-graduando da UFMG, Evaldo Vilela, presidente da FAPEMIG, e Laís Moreira, pós-graduanda da UFMG.

A diretora da ANPG Gabrielle Paulanti e os pós-graduandos da UFMG, Alysson Sifftert e Laís Moreira, se reuniram com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Ferreira Vilela, na tarde desta terça-feira (12), na sede da agência, para tratar de vários assuntos. “Na reunião, apresentamos o documento de direitos e deveres dos pós-graduandos, reelaborado no 40º CONAP, realizado em novembro, e destacamos alguns pontos que poderiam já ser discutidos e implementados pelas agências de apoio à pesquisa (FAPs), como a licença-maternidade”, explica Gabrielle.

Também foi discutida a situação dos pós-graduandos e pós-graduandas de Minas Gerais que tiveram as bolsas atrasadas esse ano. Sobre isso, o presidente disse que foi um problema com o sistema e que o erro não se repetirá.

A proposta de destinação do fundo social do minério para Ciência e Tecnologia também foi uma das pautas da reunião, além dos desafios da pós-graduação, como a diversificação das possibilidades de trabalho para os recém pós-graduados, políticas de egresso, impacto social das pesquisas e critérios de avaliação das agências de fomento.

“Entregamos ao presidente um ofício solicitando a representação discente no conselho da FAPEMIG e ele ficou de encaminhar a proposta ao conselho”, disse a diretora da ANPG.

Por fim, Gabrielle convidou o presidente da FAPEMIG para o 25º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG), que será realizado entre os dias 8 e 12 de junho, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Da redação