Grupo da Unifesp estuda o impacto do isolamento na saúde mental de estudantes

Um grupo de médicos (as) psiquiatras e pesquisadores (as) da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP tem estudado o impacto do isolamento social na saúde mental e no uso de drogas entre universitários, sejam graduandos, pós-graduandos e residentes.

A saúde mental dos estudantes universitários possui vasta literatura e é sabido que há altas prevalências no consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas entre estudantes brasileiros. O objetivo da pesquisa é saber se há aumento no uso de substâncias entre os estudantes em isolamento e o isolamento tem impactado a saúde mental daqueles que em poucos anos serão profissionais.

Para ajudar, encaminhe o link dessa pesquisa aos alunos de sua universidade. Em anexo, há uma imagem que pode ser encaminhada de forma mais fácil! O questionário é anônimo e dura cerca de 10 minutos para ser respondido! Para responder, é só clicar no link shorturl.at/bgoN6.

Para saber mais, acessa a matéria no site oficial da Unifesp: cutt.ly/Unifespdrogasnoiso

O projeto também foi citado nesta coluna da filósofa Djamila Ribeiro na última sexta: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2020/07/guerra-contra-as-drogas-nao-reduz-consumo-e-favorece-os-donos-de-helicopteros.shtml?origin=folha

Quem quiser, também pode entrar em contato com os pesquisadores pelos canais abaixo:

Prof Dr Thiago Marques Fidalgo
Professor de Psiquiatra da UNIFESP
Coordenador da pesquisa
[email protected]

Vitor Tardelli
Psiquiatra
Master of Sciences pela Columbia University
Doutorando do departamento de psiquiatria e psicologia médica da UNIFESP
[email protected]

Ana Bresser Tokeshi
Psiquiatra
Doutoranda do departamento de psiquiatria e psicologia médica da UNIFESP
[email protected]

@drogas.no.isolamento

Pesquisa aprovada pelo CONEP em 02/06/2020
CAAE: 31098820.9.0000.5505
Caso você tenha dúvidas e/ou perguntas sobre seus direitos como participante deste estudo ou se estiver insatisfeito com a maneira como o estudo está sendo realizado, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de São Paulo, situado na Rua Botucatu, 740, CEP 04023-900 – Vila Clementino, São Paulo/SP, telefones (11) 5571-1062 ou (11) 5539-7162, às segundas, terças, quintas e sextas, das 09:00 às 12:00hs ou pelo e-mail [email protected].