Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

carteira de estudante

A premiação visa reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
 
O prêmio é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Petrobrás e apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).
 
O incentivo à pesquisa, além da contribuição para o processo de integração regional e difusão das realizações e avanços nesses países são os principais objetivos. Existem quatro categorias: Iniciação Científica, destinada a estudantes do ensino médio que tenham no máximo 21 anos de idade; Estudante Universitário para alunos que cursem o ensino superior; Jovem Pesquisador para quem já concluiu a graduação e tem menos de 35 anos e Integração, voltada para equipes compostas por pelo menos dois pesquisadores de nacionalidades ou naturalidades diferentes, que residam em países membros ou associados ao Mercosul e possuam ensino superior completo.
 
O tema dessa edição é "Agroindústria". Serão analisados os critérios: Atualidade do tema; Inovação e criatividade; Metodologia aplicada; Mérito técnico-científico; Pertinência e aplicabilidade do trabalho; Impacto social e ambiental; Potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e a sustentabilidade no âmbito do Mercosul. A premiação varia de U$ 2.000 a U$ 10.000 mil.
 
O prazo para envio dos trabalhos termina dia 30 de setembro e a divulgações dos vencedores (primeiros lugares) e dos agraciados com menção honrosa (segundos lugares) está prevista para 19 de outubro.
 
Saiba mais no site www.brasilia.unesco.org/premiomercosul
(Assessoria de Comunicação do CNPq)