Sai o resultado do Programa Bolsa Auxílio Grant L'Oréal-ABC-Unesco 2009

carteira de estudante

Reunida no dia 5 de agosto, na sede da ABC, no RJ, a comissão julgadora decidiu conceder cinco bolsas para a área de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, uma à área de Física e uma à área de Química. As selecionadas são:

– Ciências Físicas

Elysandra Figueredo, da USP, com o projeto "Formação de Estrelas de Alta Massa"

– Ciências Químicas

Annelise Casellato, da UFRJ, com o projeto "Desenvolvimento de Novos Complexos com Potencial Atividade Biorremediadora"

– Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde

Alexandra Ioppi Zugno, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com o projeto "Avaliação da atividade da acetilcolinesterase e alterações comportamentais induzidas por ketamina em um modelo animal de esquizofrenia em ratos"

Flavia Carla Meotti, da UFSC, com o projeto "Envolvimento do receptor TRPA1 na hipersensibilidade da bexiga urinária"

Lea Tenenholz Grinberg, da USP, com o projeto "Demência vascular, uma doença prevenível, pode ser muito mais comum do que imaginada. Um estudo com autopsias de casos pertencentes ao Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP"

Sheila Cavalcante Caetano, da USP, com o projeto "Estudo genético do sistema dopaminérgico em famílias de crianças com transtorno do humor bipolar"

Valeria Cristina Sandrim, da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, com o projeto "Avaliação da expressão gênica global em culturas de células endoteliais incubadas com plasma de gestantes com pré-eclâmpsia severa: enfoque no valor preventivo e terapêutico dessa ferramenta (microarray)"

Julgamento

Participaram da reunião que escolheu as vencedoras da bolsa Suely Bordalo, diretora científica da L’Oréal Brasil; Pedro Lessa, representando a Unesco; e os membros titulares da ABC, Jacob Palis e Marcelo Miranda Viana da Silva, das Ciências Matemáticas; Beatriz Leonor Silveira Barbuy e Belita Koiller, das Ciências Físicas; Lucia Mendonça Previato e Mayana Zatz, das Ciências Biomédicas; e Francisco Mauro Salzano, das Ciências Biológicas.

Os relatos dos acadêmicos Cid Bartolomeu de Araújo, das Ciências Físicas e Jailson Bittencourt de Andrade, das Ciências Químicas, impossibilitados de comparecer, foram lidos durante a reunião.

Após exame detalhado dos currículos e avaliação da qualidade e viabilidade de execução dos projetos pelas proponentes, a comissão identificou as melhores candidatas nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas e Ciências Químicas.

No caso das Ciências Matemáticas, entendeu-se que, embora a lista de candidatas inclua jovens pesquisadoras muito promissoras, nenhuma atendeu aos critérios da comissão. Foi observado que esse fato deve estar ligado a especificidades da Matemática, onde a publicação de artigos científicos normalmente só tem início algum tempo após a defesa da tese.

As vencedoras receberão uma bolsa auxílio grant no valor equivalente a US$ 20.000 (vinte mil dólares) cada. A cerimônia de premiação acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de setembro.

Fonte: Jornal da Ciência