Jornada científica da Embrapa acontece na SBPC em Cruz das Almas

carteira de estudante

Pela primeira vez desde que foi criada, em 2007, a Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura vai ser realizada fora das suas instalações

Este ano, o evento acontece na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), durante a Reunião Regional da SBPC, de 14 a 17 de setembro.

Vão se apresentar na 4ª Jornada Científica 54 bolsistas de graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que desenvolvem seus trabalhos sob orientação de pesquisadores da Embrapa.

"Aproveitando a reunião da SBPC, a interação com os alunos vai ser bem maior. Por conta dos compromissos na universidade, muitos estudantes vinham, faziam suas apresentações e voltavam para lá", explica a pesquisadora Ana Lúcia Borges, uma das coordenadoras da jornada.

São 74 resumos inscritos, incluindo os de estudantes de iniciação científica júnior (ensino médio) que não necessitam participar, mas querem fazer sua apresentação. Nesta edição, a Jornada não inclui trabalhos de pós-graduação porque haverá eventos específicos na Reunião Regional.

A maioria dos trabalhos está relacionada à biotecnologia e ao melhoramento genético. "Há um grande interesse nessas áreas, talvez porque os resultados sejam mais rápidos e, assim, os alunos conseguem publicar um artigo em um período mais curto. No campo, a resposta daquele nutriente que ele aplicou, por exemplo, vai demorar um ano ou mais. Além disso, os equipamentos são de última geração, o que estimula os estudantes", salienta Ana Lúcia.

Como em 2009, os melhores trabalhos de cada categoria serão premiados. Também será entregue o prêmio Orlando Sampaio Passos ao bolsista destaque da 4ª Jornada Científica, que vai receber um troféu, um certificado e uma bolsa de seis meses de um curso de inglês. O melhorista Orlando Sampaio Passos tem mais de 40 anos prestados à citricultura mundial e é um dos mais antigos funcionários da unidade.

SBPC

Com o tema central "Ciência, Tecnologia e Inovação no Recôncavo", a SBPC reúne estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior, médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na região. Onze mil pessoas já estão inscritas no evento.

Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/reconcavo/home/ e http://www.ufrb.edu.br/sbpc/

Fonte: Jornal da Ciência