19 a 23 de setembro: Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste de Bolsas Já – Participe!

carteira de estudante
Uma semana após a reunião das APGs de todo o país que aprovou a campanha de bolsas, a ANPG participou da Marcha dos Estudantes em Brasília e apresentou a pauta à presidente Dilma Rousseff.
31 de agosto de 2011

A ANPG, em conjunto com APGs de todo o país, lhe convida a participar da Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste Já. A campanha pretende contar com atividades em diversas universidades pelo país, além de promover uma forte divulgação pelas redes sociais em prol do reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado. Participe!

O movimento nacional de pós-graduação brasileiro está em campanha permanente pelo reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado, há mais de 3 anos congeladas. Ações pelo Brasil durante as Jornadas de Lutas do movimento estudantil, entrega da pauta à presidenta Dilma e o abaixo-assinado online, lançado no início da campanha, são iniciativas concretas para que a pauta seja atendida. As APGs também se mobilizam, realizando atividades locais como debates, festa de aniversário dos 3 anos sem reajuste, coleta de moedas para garantir o orçamento do MEC e do MCTI para aumentar o valor das bolsas, contador de dias sem reajuste, entre outras ações.

Ações da Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste Já

Nesta semana de 19 a 23 de setembro, convocamos todos(as) os(as) pós-graduandos(as) brasileiros(as) a se incorporarem em uma grande campanha de coleta de assinaturas do abaixo-assinado e ações nas universidades, além de uma grande campanha virtual.

Vale passeata, moção de apoio, debate, ato de repúdio aos 3 anos de congelamento e qualquer ação que consiga chamar a atenção da comunidade universitária ao problema da desvalorização das bolsas de pesquisa. Faremos também uma campanha virtual com a hashtag #reajusteja e divulgação do abaixo-assinado e das ações da campanha pelo Twitter e pelo Facebook.

Envie seu vídeo-depoimento 

Além das ações nas universidades, precisamos fazer a campanha chegar ao conjunto da sociedade. Grave a sua mensagem dizendo porque é importante para o Brasil a valorização das bolsas de pesquisa. pode ser via webcam, câmera do celular ou da máquina fotográfica, enfim, o fundamental é que você grave a sua mnensagem. Termine sempre com a frase "Reajuste de Bolsas Já!". Publique o vídeo e/ou envie para o e-mail da campanha ([email protected]). Envie também para o perfil da ANPG do Twitter e o do Facebook. 

Por fim, ajude a fazer uma enxurrada de e-mails aos Poderes Executivo e Legislativo apresentando a nossa pauta. A partir de segunda-feira, divulgaremos um texto padrão e os endereços de e-mail de autoridades que devem dar resposta sobre uma política de valorização das bolsas. 

Mobilize uma ação da campanha na sua universidade e envie as informações para [email protected].

Baixe materiais da Campanha de Bolsas

Assine e divulgue o abaixo-assinado pelo #reajustedebolsasja 

A campanha continuará com a construção de agendas com o Executivo para apresentação do resultado da campanha e entrega do abaixo-assinado até o mês de outubro. No mesmo período a ANPG apresentará emendas ao Orçamento da União com o objetivo de aumentar os recursos destinados às bolsas de pesquisa.

Momento propício

O Brasil vive um momento propício para impulsionar um crescimento que garanta justiça social e aproveite as possibilidades do país de forma sustentável. Temos o desafio de construir dois grandes eventos esportivos mundiais e descobrimos uma riqueza natural imensa, o pré-sal, que deve ser utilizada para o desenvolvimento do país com a participação de todo o seu povo neste processo.

Assim, a educação e a pesquisa científica devem ser entendidas como instrumentos essenciais para o melhor aproveitamento desta janela histórica de tantas possibilidades e desafios que vivem o país. É fundamental fortalecer o sistema nacional de bolsas, considerando o pesquisador bolsista enquanto elemento chave da produção científica nacional. A bolsa de pesquisa deve ser entendida como instrumento central de estímulo e, portanto, de elevada importância ao interesse e desenvolvimento da C,T&I no país.

E você? Já construiu alguma atividade na sua universidade? Participe!

  • Pelo reajuste imediato das bolsas de mestrado e doutorado
  • Por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa

CONTATOS:

(11) 5081-5566 – [email protected] – www.anpg.org.br