Resoluções do 38º CONAP – Confira!

carteira de estudante

Confira as resoluções aprovadas por Associações de Pós-Graduandos (APGs) e comissões pró-APG de universidades de todo o país que participaram do 38º Conselho Nacional de APGs (Conap) da ANPG entre 18 e 21 de agosto deste ano em Recife (PE). Entre as resoluções, há uma campanha pelo reajuste imediato das bolsas de mestrado e doutorado, a opinião dos pós-graduandos acerca do Programa Ciência Sem Fronteiras e um primeiro documento do movimento acerca do PNPG 2011-2020, publicado poucos dias antes do encontro. 

Cerca de 60 pessoas, entre membros de APGs, comissões pró-APG e estudantes de pós-graduação participaram dos debates. Importantes personalidades do meio científico e político prestigiaram o evento, entre eles o professor da UFPE e ex-ministro de C&T, Sérgio Rezende; José Bertoti, secretário de C&T e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Recife; Marcelino Granja, secretário de C&T de Pernambuco e Antônio Carlos Pavão, professor da UFPE e diretor do Museu Científico Espaço Ciência.

As propostas aprovadas foram fruto dos debates ocorridos nos grupos de discussão, painéis e conferências organizados durante o CONAP. Muitos adendos foram incluídos também durante  a plenária final.

Convocação do 23º Congresso

Além das resoluções anexas ao final desta matéria, foi constituída uma comissão de organização do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, convocado para ocorrer em abril de 2012. Elisangela Lizardo, Luana Bonone, Marcelo Arias, Thiago Custódio, João Carlos Azuma, Joelson Souza, Rogério Monteiro e Pedro Tourinho compõem a comissão e são encarregados de propor, receber e analisar as propostas de realização do Congresso. A princípio, São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as quatro cidades que podem receber o fórum.

O 38º Conap demonstrou a organização do movimento de pós-graduandos pelo Brasil. Certamente as APG’s precisam crescer e se fortalecer ainda mais. Os desafios foram lançados: a nova fase da Campanha de Bolsas, os debates acerca do PNPG 2011-2020 e a realização do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG).

CONFIRA AS RESOLUÇÕES, DIVIDIDAS EM TRÊS PARTES: 1) Agenda do movimento 2) Resoluções 3) Moções

1) Agenda do Movimento Nacional de Pós-Graduandos

  • 19 a 23 de setembro – Semana Nacional pelo Reajuste Já – Campanha de Bolsas (Confira resolução)
  • Setembro de 2011 – Mês de debate do PNPG nas universidades / Campanha de bolsas (Confira resolução)
  • Outubro de 2011 – Realização do 1º Seminário de Meio-Ambiente, realizado pela APG-UFSCAR em parceria com a ANPG / Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / Campanha de bolsas (Confira resolução)
  • Outubro de 2011 a Abril de 2012 – Relançamento da campanha de memória do Movimento Nacional de Pós-Graduandos, tendo como centro divulgar a campanha institucional de 25 anos da ANPG em mídias universitárias e comunitárias e colher materiais que ajudem a resgatar a história da entidades nacional, assim como das APGs. 
  • Abril de 2012 – Realização do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. 

2) Resoluções:

3) Moções

Da redação, com colaboração de Luiza Sposito Vilela, da APG PUC-Rio