Em carta enviada na última sexta-feira (11) ao Congresso Nacional, a presidente da SBPC, Helena B. Nader afirma que fatos ocorridos nesses últimos dias causam “profunda preocupação com os rumos que o Brasil poderá vir a tomar, caso não sejam encontrados, rapidamente, os caminhos do diálogo, da tolerância e, principalmente, da compreensão de que estamos em um País grande e que devemos trabalhar pelo bem-estar de nosso povo”

Segue a carta na íntegra:

São Paulo, 09 de dezembro de 2015

Excelentíssimos Senhores

Deputados Federais e Senadores da República

Senhoras e senhores,

Sempre diligente com os rumos do País, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vinha acompanhando com redobrada atenção os acontecimentos contemporâneos da vida política brasileira, vastamente apresentados nos veículos da imprensa. Contudo, fatos ocorridos nesses últimos dias fizeram com que passássemos a sentir profunda preocupação com os rumos que o Brasil poderá vir a tomar, caso não sejam encontrados, rapidamente, os caminhos do diálogo, da tolerância e, principalmente, da compreensão de que estamos em um País grande e que devemos trabalhar pelo bem-estar de nosso povo.

Reconhecemos, obviamente, que cada grupo político, cada segmento da vida social, cada setor da economia ou cada corrente ideológica têm o direito de buscar a consecução de seus objetivos e de lutar pela defesa de seus interesses. No entanto, toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. Fora desses parâmetros, não será conquista, mas sim usurpação.

A SBPC lutou muito, muito mesmo, para que as ações deletérias do regime ditatorial instalado em março de 1964 provocassem o menor efeito possível na vida nacional. Lutou muito, muito mesmo, para o restabelecimento do regime democrático. Se for preciso, vamos lutar novamente, todo o necessário, para assegurar a manutenção da democracia e do estado de direito em nosso País.

Nesse momento delicado da vida nacional, temos a melhor expectativa de que a maioria de nossos Deputados e Deputadas, Senadores e Senadoras, pautará sua atividade legislativa buscando o fortalecimento da democracia, a estabilidade econômica e a paz social. A SBPC estará ao lado de vocês.

Com nossos agradecimentos,

Helena Bonciani Nader,
Presidente

Fonte: Jornal da Ciência

Author

Write A Comment