APG USP Capital lança agenda de debates para os próximos dois meses

carteira de estudante

A Associação de Pós-Graduandos Helenira “Preta” Rezende, da USP Capital, lançou a próxima agenda, que cobre os meses de abril e maio de 2015.

A APG promoveu a Assembléia da Pós-Graduação da Capital, que abrangeu, entre outros, a situação das creches, o corte das bolsas PAE e as cotas na USP, às 17 horas da última sexta-feira (10), seguida pela Festa de Recepção dos Pós-Graduandos e Pós-Graduandas, no mesmo dia.

No dia 16, às 19 horas, haverá o debate ‘Mais Direitos aos Pós-Graduandos’, que contará com a Profa. Dra. Bernadette Dora Gombossy, pró-reitora de pós-graduação da Universidade de São Paulo, e com a Presidenta da ANPG, Tamara Naiz.

“O atual contexto de cortes orçamentários nos ministérios de Educação e Cultura e de Ciência e Tecnologia, assim como as crises hoje experimentadas pelas universidades estaduais de São Paulo, têm criado um quadro de retrocesso no que diz respeito à garantia das condições necessárias para a plena realização da pesquisa que é produzida pela pós-graduação. Na ocasião, então, serão discutidos a necessária valorização do trabalho do pós-graduando e os obstáculos que, por vezes, os impedem de concluir sua pesquisa, tais como a ausência ou a insuficiência de políticas que visam a permanência estudantil para este perfil específico de estudante/profissional”, afirma Fabiana Oliveira, doutoranda e coordenadora de formação política da associação de pós-graduandos da USP-Capital.

Outro debate que ocorrerá será no dia 24 e terá como tema ’50 anos de Rede Globo: O papel da concentração da mídia na política’, seguido pela Caravana dos Pós-Graduandos à Brasília, organizada pela ANPG, nos dias 27, 28 e 29, e o Seminário Nacional ‘Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e Perspectivas para a Pós-Graduação’, que acontecerá na Universidade de Brasília nos mesmos dias.

Já em maio, a APG USP Capital irá promover diversos debates. No dia 8 acontecerá o ‘Reforma Política Democrática’, na Escola de Direito, seguido, no dia 14, pelo ‘Cotas e Ingresso na Universidade’, no dia 20, pelo ‘Crise Hídrica e Gestão das Águas’ e, no dia 28 por ‘Produtivismo na Pós-Graduação’. “Tais encontros têm como objetivo a promoção de debates fundamentais para que a comunidade uspiana e o público em geral discuta não apenas a universidade, mas também a cidade, o estado e o país que queremos construir. São, portanto, temas atualmente presentes nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, nas redes sociais e nas ruas de todo o Brasil e cuja discussão deve também ser interiorizada pela academia”, completa Fabiana.

Para mais informações sobre a agenda e a atuação da APG Helenira “Preta”Rezende, acesse:

Blog: https://apguspcapital.wordpress.com

Página no Facebook: https://www.facebook.com/apg.usp?fref=ts

Ou entre em contato pelo e-mail apg.usp.capital@gmail.com

Da Redação