ANPG pelo Brasil: Encontro de Pós-Graduandos da UNICENTRO (PR)

carteira de estudante

Iniciou-se nesta quinta (14) no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), a abertura do "4º Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro". O evento seguiu nesta sexta-feira (15), com mais três conferências.

Na abertura, o professor Claudio Mello, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, fez um relato da evolução da pós-graduação na universidade e destacou que, neste ano, a instituição está submetendo, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), novas propostas para apreciação, sendo uma para o doutorado em Biologia Evolutiva, e as outras para os mestrados em Ensino de Ciências e Matemática, em Desenvolvimento Comunitário e em Engenharia Sanitária e Ambiental. Além destes, a Unicentro também submeterá a proposta de adesão ao mestrado profissional em rede nacional em Letras.

Encontro de Pós-Graduandos 

No período da tarde, foi realizado o "1º Encontro de Pós-Graduandos da Unicentro", que debateu o tema “Situação da pós-graduação no país e os desafios para os pós-graduandos”, ministrada pelo diretor de Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Theófilo Rodrigues. O palestrante apresentou alguns dados da situação atual do Brasil na pós-graduação, como os rankings mundias de Artigos Científicos (13º lugar) e de Patentes (47º lugar), comparando com alguns outros países mais desenvolvidos na Ciência, como a Rússia, Japão, China e Estados Unidos.

Rodrigues também destacou algumas formas que o Brasil pode adotar para melhorar o desenvolvimento da Educação e da Ciência e Tecnologia. Durante a conferência, também foram discutidos pontos sobre  "Assistência" (aumento nas bolsas auxílios para os pós-graduandos), "Internacionalização" (melhoria no Programa Ciência Sem Fronteiras), "Assimetria" (desenvolvimento centralizado em alguns regiões do país) e o "Financiamento" (considerado ponto fundamental para a realização das pesquisas).

Após a explanação, houve um momento aberto para debates. O destaque nas discussões ficou por conta da sugestão de criação de uma Associação de Pós-Graduandos (APG) na Unicentro.

Fonte: UNICENTRO