Campanha da ANPG traça perfil de grandes cientistas brasileiros

A ciência está presente no cotidiano das pessoas, mas muitas vezes elas não se dão conta disso e a consideram uma atividade inalcançável e até misteriosa, feita por alguns poucos “gênios” ou predestinados e não por pessoas de carne e osso.

A ANPG considera que um dos grandes desafios para a valorização da ciência no Brasil é torná-la mais visível para o conjunto da população. É importante mostrar que por trás da descoberta da cura para uma doença, do surgimento de um novo remédio ou vacina, está o trabalho árduo e muitas vezes anônimo de pesquisadores que se dedicam ao estudo científico.

Uma recente pesquisa realizada pela Fiocruz com 2 mil jovens mostra que a maioria deles (51%) tem interesse pela ciência, mas muito consideram difícil seguir tal carreira e só buscam ou recebem informações sobre o tema de vez em quando. A prova contundente de que a ciência é um assunto de poucos no país é que 93% dos jovens entrevistados não sabiam dizer de pronto o nome de um cientista brasileiro.

Pensando em contribuir para mudar isso e dar maior visibilidade a grandes nomes da ciência nacional, a ANPG lança a campanha “Grandes Cientistas Brasileiros”. A ideia é trazer semanalmente um curto perfil biográfico de pesquisadores brasileiros e suas principais obras. Acompanhe em nossa página.

 

Veja alguns nomes:

Milton Santos

Bertha Becker

Mário Schenberg

Sidarta Ribeiro

Carlos Chagas