Mais antiga Sociedade de Química do mundo dá título honorífico ao Diretor Técnico-Científico da FAPERGS

carteira de estudante
erico-m-m-flores-fapergs
Crédito: FAPERGS

A Royal Society of Chemistry nomeou o Prof. Érico M. M. Flores como Fellow, pela relevante contribuição em ciência e tecnologia. O título é reservado a profissionais com comprovada experiência e maturidade na carreira, que contribuíram para promover o avanço e ampla aplicação da química, conforme descrito no estatuto daquela sociedade do Reino Unido, fundada há mais de 175 anos.

Ele é professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui um importante histórico de contribuições na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi Diretor da Divisão de Química Analítica (DQA) da SBQ de 2010-2012, Vice-Diretor da DQA-SBQ (2008-2010) e Tesoureiro da Secretaria Regional – RS da SBQ, tendo participado da comissão organizadora do II Encontro de Química da Região Sul (SBQ-Sul) que ocorreu na UFSM em 1994. Nesta universidade, também participou do comitê de criação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos.

É pesquisador 1B do CNPq, membro Titular do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira (ANVISA), Membro Associado da Divisão de Química Analítica da IUPAC, membro do CA-Química do CNPq e atual Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Nesta condição, participou da Missão CONFAP à França, em novembro, a partir da qual as FAPs pretendem ampliar a cooperação com aquele país europeu.

Entre suas diversas contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico, o Prof. Érico participou da comissão organizadora de diversos eventos nacionais e internacionais, tendo ministrado dezenas de palestras e recebido vários prêmios ou distinções científicas, além de possuir uma patente comercializada internacionalmente e ser o editor de um livro na área de Química Analítica editado pela Elsevier.

Fonte: Fábio A. Duarte (Secretário da Regional Rio Grande do Sul da SBQ)