Como fazer um relatório acadêmico

O relatório é uma modalidade de monografia muito conhecida no meio universitário justamente por ser muito solicitada pelo corpo docente.

Você sabe como fazer um relatório acadêmico? É isso que vamos te orientar neste artigo.

Como o próprio nome já diz um relatório tem o objetivo de relatar alguma atividade, seja um estágio obrigatório, uma visita a um museu ou até mesmo um livro.

Dessa forma o relatório reúne de forma organizada e técnica o desenvolvimento de uma atividade em determinado período. Não raras vezes o solicitante pode pedir que o aluno faça uma análise mais pessoal e conte como a atividade agregou à sua formação. Apesar disso deve-se dar especial atenção à bibliografia consultada, aos resultados obtidos e a metodologia utilizada.

Enquanto você estiver efetivamente na atividade, por exemplo, na visita a um museu, lembre-se de tomar notas de todos os pontos relevantes e todos as informações que lhe chamaram atenção. Elas serão essenciais para a dissertação do seu relatório.

Partes essenciais de um bom relatório:

  • Título:na capa deve conter título do relatório, nome da instituição, departamento, curso, bem como do autor;
  • Introdução: espaço para apresentar resumidamente a atividade;
  • Desenvolvimento: é a parte mais longa do relatório e onde deve estar presente as pesquisas realizadas sobre a atividade e os dados obtidos durante ela. É nessa parte onde você pode acrescentar entrevistas, depoimentos, gráficos e tabelas que eventualmente colaborem para uma maior  clareza do seu relatório. Vale lembrar que um relatório não tem finalidade argumentativa mas sim expositiva.
  • Considerações Finais: Geralmente um relatório não possui um objetivo final como é o caso de monografias de pesquisa. A ideia principal deste gênero textual é relatar algo, e desta forma, na conclusão basta que o autor faça um fechamento das principais ideias que foram abordadas e desenvolvidas.
  • Bibliografia: em uma folha exclusiva para essa parte, deve conter tudo o que foi consultado durante a escrita do relatório e todo o suporte teórico usado pelo autor. Lembre-se de seguir as normas da ABNT!

A redação do relatório deve contar com uma linguagem formal e técnica quando necessário, porém, deve ser objetiva. Fazer um relatório implica que você apresente resultados e fatos e para isso é imprescindível que você seja o mais claro possível.

Se você é estudante confira as 5 formas de aproveitar a carteirinha de estudante!