Ex-presidente da ANPG escreve comenta sobre o 1º Salão de Divulgação Científica,

carteira de estudante




Luciano Rezende, ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, escreve artigo sobre o 1º Salão de Divulgação Científica promovido pela ANPG em parceria com UNE, União Nacional de Estudantes, da UBES, União Brasileira de Estudantes Secundaristas e da CENAPET Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial.

A ANPG e a divulgação científica no Brasil

Luciano Rezende *

Pela primeira vez a Associação Nacional de Pós-graduandos, ANPG, realizará um evento nacional de divulgação e popularização da ciência no Brasil. Justamente no ano em que comemoramos dois importantes acontecimentos científicos em nosso país: os 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente, realizado pelo padre Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de Chagas feita pelo médico sanitarista Carlos Chagas.

O 1° Salão Nacional de Divulgação Científica, promovido pela entidade que representa todos os pós-graduandos brasileiros, será realizado na PUC-SP, entre os dias 21 e 23 de outubro. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T, que coloca em pauta neste ano o papel e as atribuições da ciência para o crescimento e desenvolvimento da nação, com o tema "Ciência no Brasil". O Salão é organizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Comissão Executiva Nacional do Programa Tutorial (Cenapet).

Atividade como essa reforça outras iniciativas em prol da divulgação e popularização da ciência, tais como as próprias Semanas Nacionais de C&T, as Olimpíadas da Matemática e da Língua Portuguesa, os diversos prêmios destinados às redações e trabalhos científicos setoriais, dentre outras iniciativas inovadoras que vêm somar-se às Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), às Bienais da UNE e a alguns encontros de sociedades científicas.

Será, portanto, mais uma importante contribuição dos movimentos estudantil e de pós-graduandos, única em todo o mundo, a essa altiva causa da popularização da ciência, ainda mais tendo em conta que 85% da população brasileira (principalmente a juventude) desconhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes, conforme atesta pesquisa realizada pelo MCT entre os anos de 2006 e 2007. Dessa forma, o Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG também buscará ampliar o conhecimento da população sobre os cientistas brasileiros.

O Salão tem também o objetivo de estimular a discussão e o debate acerca da importância do conhecimento científico no cotidiano do indivíduo, além da produção de conhecimento fora da universidade, protagonizada pela comunidade no seu dia-a-dia. O evento vai contar com presenças importantes da comunidade acadêmica que promove e difunde a ciência no país e pretende reunir estudantes e cientistas, estejam eles ligados ou não a programas de iniciação e fomento à produção científica.

Estão programadas palestras, exposições e atividades culturais, além da mostra científica, que almeja reunir trabalhos produzidos por estudantes dos três níveis de ensino. Assim, poderão participar e inscrever trabalhos para as mostras, estudantes do nível médio, de graduação e pós-graduação. Em todas elas terão a oportunidade de acompanhar e participar de importantes discussões sobre a política científica, desde o financiamento e incentivo à pesquisa no país até o processo de produção e distribuição do conhecimento, entre outros temas relevantes.

Os jovens cientistas progressistas podem dar grande contribuição incorporando-se a essa atividade, principalmente a partir das Associações de Pós-graduandos locais que devem ser mobilizadas a participarem, ajudando a divulgar as contribuições dessa área (C&T) que “certamente foi uma das que mais evidenciou mudanças de orientação estratégica nas políticas governamentais” a partir do governo Lula, como ressalta a tese do movimento Com Ciência e Atitude, no congresso passado da ANPG.

Mais informações na página da entidade na internet: www.anpg.org.br