Professor Carlos Nobre presidirá a Capes

carteira de estudante

O professor e pesquisador Carlos Afonso Nobre, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), será o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), ele aceitou o convite feito ontem (15) pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Na nota, o ministro informa que Nobre é um dos maiores cientistas brasileiros e uma “referência importante no debate ético sobre vida e sustentabilidade”. O pesquisador assumirá o cargo ocupado pelo professor Jorge Guimarães, que deixa a presidência do órgão após 12 anos.

novo presidente do CAPES
Carlos Nobre é considerado um dos maiores cientistas do Brasil
Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre 2006 e 2008, Nobre atuou como coordenador da Comissão de Cursos Multidisciplinares da Capes. Desde fevereiro de 2011, exerce a função de secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ele representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis (Iiasa) e é membro do International Scientific Advisory e do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability, da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a formação, passou pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde concluiu o doutorado.

A Capes é uma fundação vinculada ao MEC, voltada à área de pós-graduação no Brasil. Com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras.

As principais linhas de ação são a avaliação do mestrado e doutorado, divulgação da produção científica, investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior, promoção da cooperação científica internacional, além da formação inicial e continuada de professores para educação básica.

Fonte: Agência Brasil