Capes e CNPEM distribuem bolsas para pesquisador visitante sênior e pós-doutorando

carteira de estudante
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançaram um edital que distribuirá 10 bolsas na modalidade pesquisador visitante sênior e 15 na de pós-doutorado. De acordo com as instituições, o objetivo do edital é estimular a pesquisa científica e tecnológica nas áreas de biotecnologia, luz Síncrotron, bioenergia e nanotecnologia.
 
As bolsas oferecidas para pesquisador visitante sênior possuirão vigência de até 48 meses, com o valor mensal de R$8.905,42, e as para pós-doutorado, de 36 meses, com o valor de R$ 4.100,00.  O CNPEM ainda financiará custeio de passagens, taxa de bancada (para pós-doutorandos), alimentação e seguro saúde dos beneficiados. O edital está aberto para a submissão de propostas, clique aqui para acessá-lo.
 
De acordo com o site do CNPEM, o presidente da Capes, José Almeida Guimarães, declarou que o edital anunciado é uma ação contemplada no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. "Nosso plano prevê mais processos indutivos, somados aos de balcão que continuam existindo. Por isso, estamos formalizando acordos dessa categoria com diversas instituições renomadas de pesquisa, como Fiocruz, ITA, Inmetro e Impa”.
 
Dentre os requisitos para a bolsa de pesquisador visitante sênior, o candidato deverá possuir o título de doutor há, no mínimo, 10 anos, e possuir destacada produção científica na área.  O candidato para o pós-doutorado precisará ter concluído o curso de doutorado há, pelo menos, 5 anos.