Moção da ANPG contra a punição aos estudantes da UNESP

carteira de estudante

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) vem a público demonstrar seu repúdio ao ato da Reitoria da UNESP, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 23 de outubro deste ano, determinando a suspensão por 60 dias de 95 estudantes dessa universidade, dentre eles estudantes de pós-graduação, como punição pela mobilização política desses estudantes em 2013.

Essa ação da Reitoria da UNESP é um atentado contra a liberdade de manifestação política, assegurada a todos os cidadãos pela Constituição Federal, padecendo de flagrante inconstitucionalidade e desarrazoabilidade a penalidade disciplinar aplicada coletivamente aos estudantes. Estes estudantes participaram da legítima ocupação da Reitoria da UNESP em 2013. Movimento que se deu, lembremos, no contexto da luta por condições de acesso e permanência no ensino superior e reivindicava uma maior participação dos estudantes nos órgãos decisórios colegiados da universidade. Essas reivindicações, de cunho justo e democrático, a ANPG assume como sua própria bandeira de luta.

A ocupação da Reitoria da UNESP deu-se após meses de greve, sem que a Reitoria desse uma resposta aos manifestantes. Vale lembrar que essa mobilização cobrava, junto à administração central da UNESP, um acordo que previa o atendimento de diversas reivindicações, dentre elas a bolsa auxílio aos estudantes que comprovam carência socioeconômica.

A ANPG coloca-se ao lado dos estudantes que são injustamente ameaçados de punição, conclamando todos os pós-graduandos e suas organizações para demonstrarem seu apoio ao direito de livre manifestação política de todos os estudantes e convoca para que se mobilizem para evitar a efetivação dessas descabidas punições.

Brasil, 17 de novembro de 2014.

Diretoria da ANPG

 

Links relacionados:

Unesp suspende 95 alunos por ocupação de reitoria em 2013

Nota da reitoria da Unesp sobre a suspensão de alunos