Pós-graduandos se organizam pelo Brasil. Construa sua APG!

carteira de estudante

Como parte do processo de mobilização para o 38º CONAP da ANPG, os pós-graduandos de todas as partes do país estão se movimentando.

Nessa terça-feira (17) foi fundada a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Maringá(UEM). A estudante Jéssica Teixeira foi eleita presidente e a APG já conta com espaço físico para suas atividades garantido pela universidade.

Thiago Custódio, diretor da ANPG, (ao centro), participa de ato de fundação da APG da UEM. Foto: Carlos Fortes

No sábado (14), foi a vez dos cariocas se reunirem na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). A pauta central da reunião foi a decisão da Capes de cortar as bolsas dos estudantes com vínculo empregatício, numa interpretação polêmica acerca da Portaria Conjunta n° 1 de 16 de julho de 2010, estabelecida pelo Ofício Circular nº 32/2011, da própria Capes.

Leia mais: Capes e CNPq anunciam ANULAÇÃO do ofício circular que cancelava bolsas

Reunião dospós-graduandos cariocas. Foto: Roberta Rodrigues

Participaram da reunião a APG da UFRJ, estudantes da Universidade Federal Fluminense(UFF), da própria UFRJ, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ) e da Universidade Cândido Mendes(UCAM), além de Rafael Rihan, presidente da OAB Jovem do Rio de Janeiro e dos diretores da ANPG, Luana Bonone e Tiago Magaldi.

No Rio houve assembleias, abaixo-assinados, moções de conselhos das universidades e outras formas de resistir ao cancelamento. A APG da UFRJ inclusive enviou um representante, Otávio Maioli, para a reunião da ANPG com a Capes, na segunda-feira(16), reunião na qual a APG da UnB também esteve presente.

Na UFF os pós-graduandos também se mobilizaram em torno do corte das bolsas (veja aqui) e os encaminhamentos para fundação da APG estão bem avançados.

Organização

Essas ações ilustram a oxigenação que o Movimento Nacional de Pós-Graduandos vem tendo no período recente e que culminará num grande e politizado encontro, o 38º CONAP.

Somente um movimento forte e articulado pode garantir a vitória da ANPG com a anulação da decisão da Capes. Em momentos como esses a organização dos pós-graduandos brasileiros se revela ainda mais importante.

Se ainda não há APG organizada na sua Universidade, a hora é agora! Baixe a Cartilha de Construção de APG, com todas as orientações para a realização da Assembleia de Fundação.

Um importante momento está se aproximando, que é o 38º CONAP da ANPG, de 18 a 21 de agosto, em Pernambuco, quando pós-graduandos do país todo se reunirão para debater assuntos fundamentais, como o Plano Nacional de Pós-Graduação e você não deve ficar de fora.

Os diretores da ANPG estão à disposição para orientar os processos e esclarecer as dúvidas, seja por email, telefone ou presencialmente.

Leia mais: Pernambuco sediará o 38º CONAP da ANPG

A Campanha de Bolsas da ANPG é outro exemplo do que a organização dos pós-graduandos é capaz de fazer. O aumento do número de bolsas do CNPq em dezembro de 2010 e a conquista da licença maternidade para as bolsistas da Capes em novembro do mesmo ano foram importantes vitórias da Campanha por Mais e Melhores Bolsas( 2009-2011). Neste ano já são mais de 40 mil assinaturas ao abaixo-assinado que reivindica reajuste no valor das bolsas.

Leia mais: Campanha de Bolsas: batalha estratégica para a ANPG

Organize a APG, participe do 38º CONAP e junte-se à rede do Movimento de Pós-Graduandos. Estar organizado é o primeiro passo para que as nossas demandas sejam atendidas.

 

Entre em contato conosco:

[email protected]

@anpg

11 5081-5566

 

Da Redação.