Coordenador de Pós-Graduação da CAPES destaca participação da ANPG em Conselho da entidade

carteira de estudante

Coordenador de Pós-Graduação da CAPES das Áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Profº João Luiz Becker, visitou o Programa Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPE (PPGCC-UFPE). Após participar de uma reunião com os representantes docentes e discentes do PPGCC o Profº Becker ministrou a palestra¹ intitulada: "Uma visão sobre as perspectivas da Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Turismo no Brasil".

 

Para um auditório de aproximadamente 250 pessoas o Profº Becker registrou em sua fala a atuação da ANPG no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior² (CTC-ES) "a participação dos discentes é importante e os Pós-Graduandos tem efetivamente ocupado este espaço e contribuído", ele também informou que o papel discente possuirá um maior peso na avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) pela CAPES. Para o Coordenador do PPGCC-UFPE, Profº Francisco Ribeiro “a presença do Prof. Becker que está participando, desde cedo, em reunião de trabalho com o Colegiado do nosso Mestrado em Ciências Contábeis, representa uma oportunidade de compartilharmos ações de aperfeiçoamento para nosso Programa. Os desafios impostos por qualquer processo da avaliação por pares, como ocorre com os procedimentos conduzidos pelos comitês da CAPES, nos convida para uma atitude permanente de auto-avaliação, de integração docentes e discentes; de produção intelectual relevante e de inserção social de nossos Programas.”

 

Compareceram à atividade os Pró-Reitores de Pesquisa Profº Anísio Brasileiro (UFPE), Profª Antônia Veras (UFRPE) e Profº Isac Medeiros (UFPB), o Coordenador de Área da Fisica na CAPES, o Profº Anderson Gomes (UFPE), que enfatizou para os discentes presentes "nada disso aqui seria possível sem o empenho de vocês, é o produto dos artigos, dissertações e teses que faz a pesquisa fazer sentido" registrou o físico.

 

Segundo o Vice-Presidente NE da ANPG, o Pós-Graduando Rodrigo Amaro, a contribuição da ANPG em atividades como está é fundamental pois "o contato entre docentes, discentes e a CAPES nestes moldes, permite tanto o fomento da Pós-Graduação, incentivando e incluindo os graduandos, como também prepara os docentes e Pós-Graduandos de uma determinada área científica para as mudanças que estão acontecendo nos critérios de avaliação e pontuação dos programas".

 

Ao final foi lançado o livro "Educação Contábil: Tópicos em ensino e pesquisa", organizado pelo Proº Jorge Lopes, Profª Marcleide Pederneiras e do Profº Francisco Ribeiro Filho.

 

Rodrigo Amaro
Vice-Presidente NE da ANPG
Pós-Graduando em Ciências Contábeis pela UFPE

 

O Evento contou com a coordenação do Profº Jorge Expedito de Gusmão Lopes. Ph.D. representando o PPGCC-UFPE o apoio da PROPESQ-UFPE e da ANPG.

 

Ver em: http://www.capes.gov.br/sobre/conselhotecnicocientifico.html