Aumento das bolsas do exterior!

carteira de estudante








 

Depois de 7 anos de estagnação, a CAPES concedeu um aumento as bolsas do exterior.

 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) junto com o Comité de Residents de la Maison du Brésil realizou mobilizações desde o início do ano, tendo como foco esse reajuste.

 

Tais mobilizações possibilitaram a realização de uma representativa reunião neste ano, que participaram o presidente da Capes, o vice presidente do CNPq, e a diretora da ANPG e representante do Comité de Residents de la Maison du Brésil, Angélica Muller.

A bolsa da Capes consiste de valor básico, auxílio instalação, adicional-dependente, seguro saúde, pagamento de taxas escolares, passagem aérea corresponde aos bilhetes aéreos de ida e volta para o bolsista, em classe econômica e tarifa promocional ou auxílio deslocamento, na forma prevista nos editais de seleção. Também são concedidos bilhetes aéreos de ida e volta, para um dependente de bolsista de doutorado pleno no exterior.

O valor das bolsas no exterior não é fixo como no Brasil. Há uma série de variáveis que influem na quantia final. Entre elas, há o tipo de bolsa, o país de destino, a possibilidade de se incluir benefício para dependente e o salário do bolsista no Brasil.

Confira a tabela de valores.

 Fonte: Capes