Finep financia projetos de inovação tecnológica voltados ao esporte

carteira de estudante

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai financiar projetos de inovação tecnológica voltados para o esporte. O programa de investimento, batizado de 2014-Bis, tem o objetivo de identificar, planejar e promover esses projetos, utilizando os próximos grandes eventos esportivos do país: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O 2014-Bis possibilita que qualquer pequena ou grande empresa propor projetos. Os recursos não serão reembolsáveis se os projetos forem aprovados. Os investimentos podem chegar a quase R$ 120 milhões, em uma primeira etapa, somadas as propostas já aprovadas.

 A ideia é impulsionar as empresas nacionais a alavancarem os investimentos em infraestrutura para sediar os eventos. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, ressaltou a importância do programa e alertou sobre o prazo do projeto.

 “O Brasil tem uma oportunidade grande, porque tradicionalmente importamos conhecimento e hoje a situação é diferente. Temos uma comunidade científica de pesquisa e engenharia com conhecimento acumulado e com experiência. Isso tem que ser definido nos próximos 12 meses porque temos dois anos para fazer e em 2013 tem que estar tudo pronto”.

 Entre os projetos já aprovados, está o Laboratório Olímpico, orçado em R$ 11,5 milhões, que será usado para melhorar o desempenho dos atletas e desenvolver o esporte nacional.

Fonte: Agência Brasil