Saiba como foi a Mostra Nacional de Divulgação Científica

carteira de estudante

Com muito samba e chorinho, os pós-graduandos foram recebidos no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) para a abertura oficial da Mostra Nacional de Divulgação Científica, na segunda-feira (15). A atividade ocorreu na capital fluminense, simultaneamente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e fez parte de um conjunto de ações que a ANPG promoveu conectadas à programação da Semana.

A ANPG aproveitou a ocasião para lançar o 3° Salão Nacional de Divulgação Científica, para Abril de 2013, também no Rio de Janeiro. O Salão Nacional é a principal ação da entidade, que, nesta terceira edição, pretende agregar o maior número de estudantes de qualquer nível, vinculados à instituição de ensino, para divulgar as pesquisas inovadoras produzidas no Brasil.
 
Debate  “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional”
 
Professor Otávio Velho, conselheiro da SBPC e Luana Bonone, presidenta da ANPG (Clique na imagem para ampliar)
O primeiro debate da atividade abordou o tema “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional”, com a participação de Otávio Velho, antropólogo e membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  
 
O questionamento que deu a linha do debate foi o papel da pós-graduação na construção de uma sociedade que conecte Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional, a fim de propiciar uma sociedade economicamente desenvolvida com as desigualdades sociais reduzidas. 
 
O convidado elogiou a ANPG por se fazer protagonista não só na luta em defesa dos direitos dos pós-graduandos brasileiros, mas, também, por promover atividades que visam a difusão das pesquisas e conhecimento.
 


Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRJ
 
Artistas circense no estande na ANPG, na Semana Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia da UFRJ (Clique na imagem para ampliar)
Enquanto as atividades prioritárias da Mostra Nacional de Divulgação Científica continuavam no campus IFCS, um estande da entidade foi montado na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRJ, no prédio da reitoria da universidade, a fim de divulgar as ações promovidas no último período e apresentar a ANPG a novos estudantes.
 
Um grupo formado por artistas circenses permaneceu em frente ao espaço, entregando material e interagindo com os participantes da Semana Nacional. Vestidos com camisetas da ANPG, o grupo chamou a atenção de quem passava pelo estande. 
 
 
 
 
 
 
Mostra Nacional de Divulgação Científica
 
A Mostra Nacional de Divulgação Científica foi marcada pela diversidade. Embora todos os projetos transitassem pelo tema “Inovação, desenvolvimento sustentável e soberania nacional”, as abordagens mostraram-se múltiplas e criativas. 
 
Gabriel Garcia, doutorando em química na UNESP- Araraquara, apresentou o trabalho que propunha um jogo de tabuleiro lúdico para aplicação nos pós-graduandos em Química (a íntegra pode ser lida aqui). O projeto que pretende expor os aspectos negativos e positivos da pós-graduação no Brasil causou entre os participantes uma polêmica boa. Os avaliadores falaram sobre o ineditismo do trabalho e da possibilidade de ampliar o tabuleiro em outras esferas.  “Fiquei muito feliz em participar. Não esperava tamanha receptividade ao meu trabalho.” Afirmou Gabriel.
 
Os trabalhos foram apresentados no campus IFCS/UFRJ (Clique na imagem para ampliar)
Os autores tiveram 15 minutos de apresentação. Após este período, os avaliadores faziam suas considerações.  Ao todos 25 trabalhos foram selecionados. Segundo Hercília Melo, avaliadora da Mostra, os trabalhos, surpreenderam positivamente o conjunto dos avaliadores. “Todos de extrema qualidade e inovadores dentro de suas áreas." Afirma.
 
Os resumos podem ser lidos aqui.
 
 
 
 
 
 
 
Ciclo de Debates
 
Clique na imagem para ampliar
A ANPG vai percorrer as cinco regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. Sempre contando com a presença de especialistas nos temas, as atividades pretendem dar vazão às opiniões de Norte a Sul do país. Neste sentido, a etapa Sudeste, aconteceu dentro das atividades da Mostra Nacional de Divulgação Científica.
 
O tema “Educação Básica: Um novo desafio para o sistema nacional de pós-graduação”, foi debatido pelo presidente de União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ) Igor Maymorm, a  presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RIO), Bárbara Bahia, a presidenta da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), Mel Gomes, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fábio Paiva e a secretária-geral da ANPG, Jouhanna Menegaz. 
 
Os desafios da educação básica foram apontados com propriedade pelas presidentas das entidades secundaristas, que, em suas falas, derem exemplos reais das escolas públicas. 
 
“O que temos hoje é a escola do filho do trabalhador e a escola do filho da classe média, para apenas 01 tipo de universidade: a universidade dos “iluminados”, dado a quantidade de estudantes que conseguem passar pelos altos muros e entrar”. Afirmou Mel 
 
Mel Gomes, aproveitou a plateia de pós-graduandos, para dar o recado. “Não se limitem a debater a educação básica só com o olhar de professores.” 
 
Fabio Paiva foi categórico em defender que são os movimentos sociais os responsáveis por pensar e propor a mudança. “Promover um debate como esse, onde a pós-graduação pode ouvir a realidade das estudantes secundaristas, deixa claro que estamos dispostos a entender de quê forma podemos intervir neste quadro”.
 
Cumprindo mais uma atividade, a Mostra Nacional de Divulgação Científica chegou ao fim dando uma pequena demonstração de como será o 3° Salão Nacional da ANPG, em Abril de 2013. Participe!
 
Veja o registro fotográfico aqui