Dia C da Ciência convoca todas e todos pesquisadores a se conectarem com a sociedade civil

carteira de estudante

“Estamos falhando em mostrar a importância da ciência para sociedade. Precisamos mudar isso urgentemente. O Dia C da Ciência é uma maneira de ligar as produções acadêmicas com a população e que ela entenda sua importância”, conta Maria Clorinda Fioravanti, do FOPROF e Andifes, que convoca todos os pesquisadores a participar

Whatsapp

 
Por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) o Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa, além de bolsistas. “Na última reunião do FOPROF, em março, diagnosticamos que estamos falhando no dialogo com a sociedade que não tem conhecimento de toda a ciência produzida no Brasil e sua importância para suas vidas. E começamos à idealizar um dia no calendário para executarmos uma aproximação. Com o agravamento da crise e o contingenciamento da verba para CTI, a necessidade de uma ação ficou iminente”, explica a professora.
Com isso nasceu O DIA  C DA CIÊNCIA, com o intuito de representar uma iniciativa das universidades e dos institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa de sensibilizar e informar a população. “A ideia é mostrar que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil”, diz.
De acordo com a professora, a recepção do DIA C DA CIÊNCIA está sendo excelente. “Queríamos que ação tivesse adesão de 100% das universidades e institutos de pesquisa, ainda não chegamos lá, mas estamos no caminho. Todos os dias recebemos mais projetos”. Fioravanti também afirma que a ação não tem financiamento. “Estamos propondo UM DIA da vida das pessoas que produzem conhecimento para que a universidade deixe seus muros e chegue à sociedade”.
Necessidade de ação
Fioravanti afirma que a sobrevivência do modelo de ensino público de qualidade e gratuito e manutenção do financiamento público do Sistema de CT&I, da forma com que conhecemos, encontra-se fortemente ameaçada. “Para reverter essa situação precisamos da conscientização e o apoio da sociedade, que serão decisivos para a manutenção desse modelo”.
Por este motivo é tão importante o engajamento de todas e todos. “Bolsistas de iniciação à pós-graduação precisam participar e apresentar os seus estudos para a população. E isto pode ser feito de várias formas, por meio de vídeos, apresentações culturais, debates, visitando escolas e  até mesmo conversando com pessoas nas ruas. Estamos pedindo que no dia 25 todos se dediquem a fazer essa conexão com a sociedade”, explica.

ANPG 19-07-2017-200
A professora Maria Clorinda Soares Fioravanti esteve presente no V Salão e convocou todas e todos para o Dia C

Como participar
Cada instituição que aderir ao projeto tem total liberdade de definir as atividades que considerar prioritárias, bem como a forma de realização. A única padronização será o dia de desenvolvimento da atividade (25 de outubro) e o uso da mesma identidade visual, que pode ser conferida aqui
Para mais informações sobre como participar ou inscrever sua instituição, acesse o site do Dia C da Ciência aqui, o Facebook, ou ainda escreva para [email protected].