Foi publicado nesta quinta-feira, 20, o edital do novo Programa de Bolsas de Doutorado para Docentes – Mercosul. O programa é destinado aos professores universitários para que possam realizar cursos de doutorado em universidades do Mercosul.  A iniciativa busca assim criar vínculos entre as universidades por meio da integração e cooperação entre os pesquisadores e suas práticas de ensino aprendizagem e pesquisa. As inscrições vão até o dia 31 de março.

Os docentes universitários, preferencialmente de universidades públicas, constituem os principais beneficiários do programa. Os benefícios custeados aos estudantes brasileiros no exterior são bolsa de estudos de doutorado no valor de US$ 1.300 pelo período de até 48 meses além de auxilio instalação, transporte aéreo e seguro saúde. Aos estudantes estrangeiros no Brasil, serão oferecidas bolsas de estudos de doutorado no valor integral de R$ 1.800,00 por mês.

No Brasil, a seleção será executada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção e o acompanhamento dos projetos serão conduzidos na Argentina, pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação. No Paraguai, pela Direção Geral de Educação Superior do Ministério da Educação. No Uruguai, pela Universidade da República (Udelar). Na Venezuela, pelo Ministério do Poder Popular para a Educação Universitária (MPPEU).  No Chile, pela Divisão de Educação Superior do Ministério da Educação.

Mais informações podem ser obtidas pelo email  [email protected] . O início das atividades está previsto para o 1° Semestre de 2012.

Fonte: Portal CAPES

Author

Write A Comment