Fapemig cria bolsa de iniciação científica internacional

carteira de estudante




 Modalidade terá como público-alvo estudantes de graduação e instituições interessadas no intercâmbio científico

O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou a criação do Programa de Iniciação Científica Internacional. A modalidade terá como público-alvo estudantes de graduação e instituições interessadas no intercâmbio científico.

 

O programa funcionará em duas vias, ou seja, candidatos mineiros podem apresentar proposta para o exterior, assim como candidatos de outro país (cujas agências assinarem acordo com a Fapemig) podem apresentar proposta, no país de origem, e vir para Minas Gerais.

 

Para os candidatos mineiros, a Fapemig irá financiar as passagens aéreas de ida e volta e o país receptor disponibilizará bolsa para custeio do candidato pelo período de estada no exterior. No caso do candidato estrangeiro em Minas Gerais, a agência estrangeira financia as passagens aéreas de ida e volta e a Fapemig financia bolsa para o custeio do candidato no período de estadia no estado.

 

Ao todo, serão investidos R$ 500 mil por ano no Programa, que terá duração de três anos, podendo ser renovado em 2011 mediante avaliação conclusiva de resultados. As propostas serão julgadas pela diretoria científica, que poderá solicitar parecer das Câmaras de Assessoramento com base nos critérios de mérito, relevância e qualidade da proposta.

 

Serão consideradas também a instituição de destino e o conhecimento de língua estrangeira do candidato. O programa entrará em vigor a partir da publicação da deliberação do Conselho no Diário Oficial.

 

Parceria

 

A idéia para o Programa surgiu durante viagem de uma comitiva mineira à Alemanha no mês de julho. Na ocasião, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, discutiu propostas de cooperação com a Fundação de Pesquisa Alemã (DFG) e com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Por isso, a princípio, o país de destino da BIC Internacional será a Alemanha.

 

"O Programa exige a parceria com uma agência de fomento no país estrangeiro. Já temos esse acordo firmado com a Alemanha e vamos continuar buscando parceiros a fim de expandir as possibilidades", explica o presidente.

(Assessoria de Comunicação da Fapemig)

CNPq apoia eventos de C&T   Prazo vai até 28 de setembro

O segundo cronograma do Edital 007/2009 prevê apoio financeiro para a realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e eventos similares no Brasil. A iniciativa é do CNPq e da Finep, agências do MCT. No total serão aplicados R$ 20 milhões.

 

Podem se candidatar professores, pesquisadores e especialistas com vínculo empregatício ou funcional com Instituições de Ensino Superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, empresas públicas que executem atividades de pesquisa.

 

O pesquisador deve ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. Os eventos aprovados deverão ser realizados entre 1º de julho de 2009 e 30 de junho de 2010.

 

Para mais informações consulte o edital em www.cnpq.br/editais/ct/2009/007.htm

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)