São duas oportunidades de bolsa pós-doc, financiadas pela Fapesp, dentro do projeto temático "Land use Change in Amazonia: Institutional analysis and modelling at multiple temporal and spatial scales"

A primeira bolsa, de um ano, visa ao desenvolvimento do subprojeto "Construction of computational models and scenarios to represent the social interactions and institutional arrangements".

O candidato deve ter título de doutor em Sensoriamento Remoto, no mínimo 10 anos de experiência no estudo do uso e ocupação da terra na Amazônia e em trabalhos de campo na região para levantamento de dados sócioeconômicos e de dados biofísicos, sólida formação em processamento de imagens orbitais e geoprocessamento para estudos de ocupação antrópica e conhecimento dos processos sociais e econômicos da região. O candidato deve ter motivação e disponibilidade para longos períodos em campo e viagens.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 24 de setembro: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

O edital está disponível em:
http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/EditalBolsaPDEixo4.pdf

A segunda bolsa, também no período de um ano, está inserida no subprojeto "Identification and analysis of institutional arrangements that influence Land Use and Cover Change (LUCC) processes, using social sciences institutional analysis methods".

O candidato deve ter título de doutor em Ciências Ambientais, com experiência em pesquisa empregando metodologias integradas e de múltiplos níveis de análise dos processos sociais e biofísicos do uso da terra e mudanças da cobertura vegetal em biomas tropicais; conhecimento de metodologias de ciências sociais e ecologia, incluindo ferramentas de análise espacial de sensoriamento remoto e SIG para integrar estudos de casos com modelos regionais e globais de mudanças de uso e cobertura vegetal; e experiência nas abordagens acima para avaliar como as instituições e os arranjos institucionais modificam os fatores que causam as mudanças de cobertura vegetal e os impactos sociais e ecológicos destas mudanças.

Os interessados devem enviar até 1º de outubro os seguintes documentos: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

O edital está disponível em:
http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/EditalBolsaPDEixo1.pdf

Fonte: Jornal da Ciência

Author

Write A Comment