ANPG organiza delegação brasileira para 1º Fórum de Inovação da Juventude dos BRICS e da União Eurasiática

carteira de estudante

Fórum de Inovação dos BRICs

Pesquisadores selecionados pela ANPG irão representar o Brasil no 1º Fórum de Inovação da Juventude dos BRICS e da União Eurasiática, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de outubro, em Moscou. A Associação foi convidada pela organização do evento, a União da Juventude Russa, a formar uma delegação brasileira de sete pessoas, sendo quatro delas pesquisadores e pesquisadoras que irão expor seus projetos inovadores nas áreas de Medicina, Agricultura, Desenvolvimento de Energia e Tecnologia da Informação (TI), durante o evento na capital russa.

Este convite é fruto da participação da ANPG durante o 1º Fórum da Juventude do BRICS e da OCX (Organização da Cooperação de Xangai), realizada em julho deste ano, na cidade de Ufa (Rússia). Na ocasião, a Associação apresentou opiniões que contribuíram para a discussão acerca da cooperação educacional, científica e tecnológica entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“O 1º Fórum de Inovação da Juventude dos BRICS e da União Eurasiática é um desdobramento dessas articulações [ocorridas em julho] e uma grande oportunidade de aproximar os pesquisadores brasileiros deste processo de integração entre os países e povos do BRICS”, diz Thomas de Toledo, professor universitário de Relações Internacionais e especialista em BRICS, que irá coordenar a delegação brasileira, juntamente com a presidenta da ANPG, Tamara Naiz.

O Fórum tem como objetivo impulsionar a área de Ciência e Inovação, a partir do estabelecimento de plataformas para cooperação entre jovens cientistas, inovadores, pesquisadores, empresários, investidores e especialistas dos seguintes países: Russia, Armênia, Bielorrússia, Brasil, Índia, Cazaquistão, China, Quirguistão e África do Sul.

“Esse evento é de suma importância para se discutir o aprofundamento das relações bilaterais entre esses países. A ANPG tem adotado várias iniciativas na pauta internacional, como a nossa participação em diversos espaços geopolíticos relevantes: a OCLAE, o ELACES e o Fórum Social Mundial, e agora avançamos para outros espaços para além do âmbito da América Latina”, comenta Tamara.

Os pós-graduandos brasileiros selecionados pela ANPG irão concorrer juntamente com pesquisadores desses outros países nas categorias: Melhor Inovação de Produto, Melhor Projeto de Inovação e Melhor Ideia Inovadora. Serão eleitos três melhores trabalhos em cada categoria no final do evento. O Fórum será filmado pela TV russa e terá grande repercussão.

Da redação