Aumentam as assinaturas ao abaixo-assinado da ANPG que reivindica reajuste das bolsas de pesquisa

carteira de estudante

Lançado no dia 23 de fevereiro deste ano, o abaixo assinado da ANPG que reivindica o reajuste do aumento dos valores das bolsas de mestrado e doutorado já conta com mais de 38 mil assinaturas. Essa é uma das diversas atividades que vem ocorrendo Brasil afora e que compõem a Campanha de Bolsas da ANPG, iniciada no ano passado. Na opinião da entidade, o reajuste das bolsas está diretamente ligado à valorização da formação do capital humano brasileiro, tão necessário ao desenvolvimento soberano do país.

Além do reajuste imediato, a ANPG pauta também uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa, aos moldes da proposta apresentada pelo PL 2315/2003, o PL dos pós-graduandos, que foi desarquivado e imediatamente arquivado novamente neste início de legislatura. O objetivo é valorizar a pesquisa científica, que deve, cada vez mais, conseguir dar respostas à sociedade, valorizando a criatividade e as potencialidades do povo brasileiro para a realização de uma ciência original, voltada tanto ao desenvolvimento tecnológico quanto ao social.

Leia também ANPG lança abaixo-assinado por reajuste de bolsas e alcança 21 mil assinaturas em 5 dias

Clique aqui para assinar o texto do abaixo-assinado da Campanha de Bolsas da ANPG.

Jornada de Lutas

Por sua vez, a Campanha de Bolsas se insere no calendário de mobilizações do Movimento Estudantil, que já tem o mês de março como tradicional mês da Jornada de Lutas realizada conjuntamente com a UNE, UBES e ANPG, na qual jovens de todos os estados saem às ruas, em atos e manifestações, e realizam atividades como seminários e debates, chamando a atenção da sociedade e do governo sobre as reivindicações do movimento estudantil.

Está convocada para a próxima quinta-feira (24), uma grande marcha em Brasília, com concentração às 10h da manhã, na Biblioteca Nacional. Cerca de 10 mil estudantes tomarão a capital federal colorindo a Esplanada dos Ministérios com a irreverência característica do Movimento Estudantil. A marcha, que terá o reforço de uma bateria de samba, seguirá para o Congresso Nacional. Lá, os estudantes esperam ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff. A audiência já foi solicitada e o objetivo será dialogar sobre a nova pauta de reivindicações, principalmente a respeito de dois temas: o veto do presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e os recentes cortes no orçamento que podem afligir o financiamento das universidades.

Os pós-graduandos serão representados pelo diretor de Diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação da ANPG, Thiago Custódio, que participará da audiência das três entidades com a presidenta para tratar da pauta de reivindicação dos estudantes.

A ANPG convoca todos os pós-graduandos e APG’s a se somarem a esta mobilização, divulgando o abaixo-assinado e promovendo atividades em conjunto com a Jornada de Lutas.

Envie o relato da atividade realizada pela sua APG para comunicaçã[email protected]

 

Da Redação