Por iniciativa do Grupo de Trabalho Pró APG (GT-PróAPG), estudantes da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria realizaram assembleia geral da categoria, nesta quarta-feira, dia 17 de maio.



Por unanimidade, foi aprovada a criação da Associação de Pós-Graduandos (APG-UFSM). Com a expressiva presença de aproximadamente 100 estudantes e ampla participação da plenária, foi instituída por unanimidade uma Direção Provisória que comandará a APG por 45 dias. A Direção Provisória reelaborará a proposta de estatuto apresentada pelo GT-PróAPG.



Na década passada a UFSM já contou com um movimento do gênero, que conquistou, entre outras vitórias, o direito dos estudantes de pós-graduação acessarem o Benefício Socioeconômico. Porém o movimento não se consolidou e a categoria ficou novamente sem representação.



Em setembro de 2012, um grupo inicialmente formado por 8 estudantes de diversos cursos realizou a primeira reunião GT-PróAPG. O grupo cresceu e ultrapassou os 30 integrantes. O paciente trabalho de construção produziu frutos, a assembleia de fundação da APG é a maior expressão deste esforço coletivo.



A participação ativa da categoria na assembleia demonstra claramente que esta tem a consciência da necessidade de organização e a capacidade de passar das ideias à prática.





Foi iniciada uma nova etapa, como novos desafios, que certamente os (as) estudantes de pós-graduação saberão superar coletivamente. Por isso, chamamos todos (as) estudantes de Pós-Graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) a fazerem parte deste processo!



Maiores informações:

E-mail: [email protected]

Página: apgufsm.blogspot.com.br

Facebook: facebook.com/apgufsm
 
Author

Write A Comment