Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano promove colóquio internacional em Recife

carteira de estudante

O Colóquio Internacional "Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat: Olhares Cruzados Brasil – França" ocorre de 14 a 18 de setembro, no Campus Recife da UFPE. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e pelo Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas (Nugepp) da UFPE e tem como tema "Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat. Olhares Cruzados Brasil – França". O colóquio é chancelado conjuntamente pelos Comissariados Brasileiro e Francês como atividade do Ano da França no Brasil.

As inscrições já podem ser feitas através de deposito bancário, no Banco do Brasil, Agência 4890-9, Conta Corrente 5469-0. O valor é de R$ 100,00 para professores, pesquisadores e profissionais e de R$ 50,00 para estudantes. As inscrições efetuadas até dia 31/08 têm 20% de desconto. O credenciamento será realizado no dia 14 de setembro, a partir das 8h, no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC).

A solenidade de abertura ocorrerá no dia 14 de setembro, às 18h. Às 19h, será proferida a conferência de abertura pelo professor François Chesnais da Université de Paris XIII Villetaneuse, intitulada: "A Natureza da Crise Econômica e Financeira Atual, sua Durabilidade Plausível e Algumas de suas Consequências para Vida Cotidiana das Grandes Cidades e para o Mercado Imobiliário", seguida de debate com a professora da UFPE, Tânia Bacelar de Araújo.

No segundo dia do evento (15/9), a programação da manhã fica por conta da Conferência da professora Ermínia Maricato da USP: "Novas tendências da produção imobiliária no Brasil", das 9h às 10h e da mesa-redonda "O mercado imobiliário-turístico e os espaços residenciais fechados e/ou vigiados", das 10h às 12h30.

No terceiro dia (16/9), acontece a conferência da professora Ana Clara Torres Ribeiro. Ippur/UFRJ: "Acumulação urbana e segregação socioespacial do habitat" das 9h às 10h e a mesa-redonda "A segregação socioespacial e a apropriação dos espaços públicos", das 10h às 12h30. No dia 17 (quinta), das 9h às 10h, será realizada a conferência do professor da professor Université Paris 12, Créteil, Jean- Claude Driant: "A questão da habitação na França e as análises sobre as políticas nacionais e locais", seguida da mesa-redonda "Produção social do habitat" das 10h às 12h30, e a conferência de encerramento "As transformações econômicas do mercado imobiliário e a segregação socioespacial e política das cidades". No dia 18, será realizada visita às áreas representativas do fenômeno do habitat urbano na Região Metropolitana do Recife.

As sessões temáticas acontecem de 15 a 17 de setembro, das 14h às 17h, divididas nos seguintes subtemas: Acumulação Urbana Capitalista; Produção do Espaço e Mercado Imobiliário; Mercado Imobiliário Informal; Produção Social do Habitat; Arranjos Institucionais de Governança e Produção Imobiliária; Gestão da Cidade, Atores e Interesses.

 

Fonte: SBPC-PE