ANPG realiza atividade do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde no Congresso da ABRASCO

carteira de estudante
Mesa ‘Formação da Pós-Graduação em Saúde para consolidação do SUS` (Clique na imagem para ampliar)

Na última sexta-feira (16), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizou debate no espaço da programação do Congresso da associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em Porto Alegre, cujo tema ‘Formação da Pós-graduação em Saúde para consolidação do SUS’, foi debatido pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Mozart Sales; pela professora Dra. Marina Atanaka, coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; pelo professor Dr. Ricardo Burg Ceccim, da Rede Unida; pela professora Carla Salvaterra, pró-reitora da Universidade de Bolonha; e pelos diretores da ANPG, Jouhanna Menegaz e Marcos Pedrosa. Realizou ainda uma plenária de pós-graduandos em saúde na sequência desta atividade. 

Os doutorandos Lúcia Guerra (FSP/USP) e David Soeiro (ENSP/APG/Fiocruz), membros do Fórum Nacional de Pós-Graduandos da ANPG, participaram da comissão organizadora do evento. 
 
A ANPG vem defendendo por meio do Fórum a opinião de que há necessidade de uma diversificação da formação de pós-graduação e de maior compromisso das modalidades com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua fala, a secretária geral da ANPG, Jouhanna, parabenizou o trabalho da SGTES e pontuou a necessidade de equilíbrio entre a política da secretaria que se sustenta na ênfase do fomento da formação para o trabalho centrada na modalidade lato sensu com uma política de aproximação do stricto sensu da secretaria e das necessidades do SUS, necessitando para tanto de maior diálogo com as agências de fomento, em especial a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
O debate foi de grande nível e permeabilidade, durante a mesa de debate e durante a plenária do Fórum que aprovou a Carta de Porto Alegre, sinalizando uma ampliação do espectro organizativo do Fórum e de novo encontro a ser realizado em janeiro de 2013 na cidade de Recife, junto a Bienal de Cultura e Arte das Entidades Estudantis. Para além dos encaminhamentos desta carta, a plenária indicou a associação institucional da ANPG a ABRASCO e a solicitação de participação no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi acertada também para o mês de dezembro uma reunião entre ANPG e SGTES, no intuito de fortalecer o debate acerca das contribuições da pós-graduação para a consolidação do SUS.
 
A ANPG participou ainda de assembleia da Rede Unida onde apresentou a proposta de encontros de pós-graduandos em saúde nos encontros regionais preparatórios do congresso da Rede, a realizar-se em 2014.