Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia mobiliza Pernambuco

carteira de estudante







 A Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Meio Ambiente (Sectma) do Estado de Pernambuco promove nesta semana (25 e 26 de março) a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). O evento ocorre no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o tema “Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável” e abriga a primeira etapa da Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, que ocorre no primeiro dia da Conferência. As inscrições já estão abertas e os interessados em participar da 1ª CECTI podem fazer a inscrição na página eletrônica da Conferênciawww.sectma.pe.gov.br/, onde devem baixar a ficha, preenchê-la e enviá-la para o e-mail: [email protected].

 

A Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, terá seu primeiro debate durante a 1ª CECTI de Pernambuco, no dia 25 de março. O tema do debate, organizado em conjunto com a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) é Ciência e Educação: A Formação de Recursos Humanos no Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional, e contará com a presença de reitores e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além da  secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos  e dos presidentes da ANPG e da UEP.

 

A CECTI Pernambuco

 

O objetivo da Conferência é discutir os seguintes temas: Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, devendo ser tirados encaminhamentos como resultado final das  discussões.

 

Durante encontro preparatório para a Conferência, Luciana destacou o esforço do Governo do Estado para que os ambientes de produção científica se espalhem por todas as regiões de Pernambuco. “Muitas vezes a inovação surge fora do núcleo acadêmico, a exemplo dos arranjos produtivos locais (Apl’s) do Estado, que foram desenvolvidos de acordo com as necessidades econômicas de cada região, mas o desenvolvimento local também depende de investimentos em ciência e tecnologia”, ressaltou.

 

Segundo Hugo Valadares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a entidade  “participará ativamente de todo o processo de construção da conferência, levantando a bandeira dos pós-graduandos e da pós-graduação brasileira. Nesse sentido, colocam-se dois desafios: a absorção e formação de mão-de-obra qualificada e o salto que o Brasil precisa dar no que tange à Inovação Tecnológica”.

 

No encontro, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir linhas para a elaboração de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação que poderão ser adotadas pelo Governo do Estado. Eles também apresentarão propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CRCTI), que ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, em Maceió (AL), e à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 26 a 28 de maio, em Brasília.

 

De São Paulo, Eleonora Rigotti e Luana Bonone, com informações da CECTI