Jornada de Lutas: Estudantes tomam as ruas de São Paulo em defesa do PNE

carteira de estudante




Na manhã desta terça-feira (22), cerca de 3 mil estudantes participaram da passeata em São Paulo. A atividade deu a largada para a série de ações programadas para essa semana (veja abaixo a relação completa) que compõem a Jornada de Lutas da UNE, UBES e ANPG em defesa da Educação. Com o tema "A educação tem que ser 10” , os estudantes seguiram do vão do Masp (Museu de Arte Moderna), na avenida Paulista (centro de São Paulo), até a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), onde os presidentes das entidades foram recebidos pelos parlamentares.

Dando continuidade à Jornada serão cerca de 120 atividades em universidades ou IFs e cerca de 40 passeatas ou atos de rua em quase 80 cidades de todos os estados. Dentre as atividades, estão previstas duas audiências, uma com a presidenta Dilma Rousseff e outra com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ambas na próxima quinta-feira (24), em Brasília.

Foto: Jornada de Lutas SP

De acordo com a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, a entidade se soma a essas lutas e também apresenta suas bandeiras específicas, tendo como central sua campanha pelo aumento no valor das bolsas de mestrado e doutorado que estão há 3 anos sem reajustes. Assine aqui o abaixo-assinado pelo reajuste.”Investir na pós-graduação brasileira é também propiciar professores mais qualificados para o ensino básico, além de possibilitar um contato desde da infância com a pesquisa, e através de equipamentos como museus, bibliotecas e planetários. Enfim, é investir em qualidade de ensino e desenvolvimento da pesquisa nacional, ambos tão necessários para nossa soberania”, finalizou.

Pautas locais

O aumento da tarifa do transporte coletivo na cidade também foi alvo de protestos, bem como a reivindicação pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social e destina 50% da verba para educação, meio ambiente e desenvolvimento de ciência e tecnologia. A PEC é iniciativa dos Deputados Pedro Bigardi (PcdoB) e Simão Pedro (PT).

Recebidos pelos parlamentares na ALESP, os estudantes contaram também com o apoio do atual presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz (PSDB) , que além de se declarar favorável à proposta de emenda à Constituição, prometeu empenhar esforços para que a medida seja votada.

São Paulo é o estado que mais concentra investimentos em C&T, através principalmente de universidades como a USP, UFSCAR e UNESP. No entendimento da ANPG é preciso descentralizar tais recursos e levar a ciência produzida nesses grandes centros para todas as regiões do estado.

Foto: Jornada de Lutas SP

Eixos da Jornada de Lutas 2011 : Educação tem que ser 10!

1. Financiamento público: 10% do PIB e 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação!

2. Leis específicas pela Regulamentação do Ensino Privado por mais qualidade, transparência, democracia e condições de acesso e permanência!

3. Fim do Vestibular: por um novo sistema de ingresso nas IES e nos IFETs com reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos da rede pública!

4. Ensino Básico Integral unificando o ensino médio ao técnico!

5. Democratização radical do acesso ao ensino em todos os níveis e ampliação robusta da participação pública nas matrículas!

6. Plano Nacional de Assistência Estudantil financiado p/ Fundo Nacional de Assistência Estudantil: 2% do orçamento do MEC + 2% da arrecadação das instituições privadas!

7. Programa Nacional de Passe Estudantil em todos os níveis de ensino.

8. Gestão Democrática com eleições diretas e conselhos paritários em todos os níveis de ensino nas instituições públicas e privadas!

9. Valorização dos profissionais da educação e ampliação mais ousada da qualidade do ensino em todos os níveis!

10. Erradicação do Analfabetismo!

 

Programação das atividades pelo Brasil

 segunda, 21

Abertura oficial da jornada no CA XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, Lgo S. Francisco – debate sobre o PNE – 12h

Atividade na UFMG – ocupação do bandejão – manhã

Atividade na UERJ – mobilização pela meia-passagem – manhã

Atividade na PUC/PR – debate sobre o PNE com Ângelo Vanhoni – 19h

Atividade na UCS/RS – presença de Tarso Genro – confirmar

Atividade na UFSC – debate sobre o PNE com presença do reitor – 20h

 

terça, 22

Passeata de São Paulo – 9h

Passeata de Salvador – 10h

Atividade na UNIP/SP – debate sobre papel social do ensino privado19h

 

quarta, 23

Passeata do Rio de Janeiro e aprovação da Meia-Passagem na Câmara Municipal – manhã e tarde

Passeata de Belo Horizonte – 9h

 

quinta, 24

Passeata de Brasília e audiências:

manhã: Presidenta Dilma Rousseff

tarde: Ministro da Educação Fernando Haddad

Atividade na UnB – noite

Passeata em Recife – manhã

Atividade na UFSCar

TWITTAÇO #educacaotemqueser10 no toptrends.

 

sexta, 25

Atividade na UFBA – debate sobre o PNE e "Calorosa" – 16h e à noite

 

sábado, 26

Culturata de Piracicaba/SP

 

segunda, 28

Passeata de Porto Alegre

 

terça, 29

Passeata de Manaus

Blitz na Assembléia Legislativa do Ceará

 

quarta, 30

Audiência Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo

Passeata de Goiânia

Passeata de Natal

 

Da Redação, com informações do EstudanteNet.