5º SALÃO: Saiba tudo sobre o Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG

5º SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

“Impacto da ciência na sociedade”

lineINÍCIO | NOTÍCIAS | INSCRIÇÃO | PROGRAMAÇÃO | EDITAL


 
Vem aí o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, um dos maiores eventos da Associação Nacional de Pós-Graduandos,  que acontecerá entre os dias 16 e 22 de julho, em Minas Gerais, Belo Horizonte. O evento será realizado durante a 69ª Reunião Anual da SBPC.
Com o tema “Impacto da ciência na sociedade”, o 5º Salão tem como objetivo principal a promoção da divulgação científica, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral. Além disso, as atividades que serão realizadas durante o evento buscam aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira.
Acesse a página do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica clicando AQUI
Envie AQUI o seu trabalho para a Mostra Científica do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica
O tema central do 5º Salão que visa contribuir a analise do papel da ciência e suas contribuições para a transformação da sociedade nos seus mais diversos contextos. Este tema tem muita abrangência, mas é pouco discutido pela própria comunidade cientifica até então. Quando se fala em impacto, geralmente é sobre o impacto das publicações científicas, o que reduz a dimensão do papel da ciência em impactar a vida adas pessoas. Ao propor um tema como esse, a ANPG pretende ouvir a comunidade científica e os órgãos governamentais sobre a possibilidade de colocar o impacto da ciência na sociedade no centro da pauta e fomentar uma ciência mais humana, com a relação entre a pesquisa e a realidade social, econômica e política.
Dentre as atividades previstas, estão:
– Conferências temáticas com profissionais relacionados ao tema;
– Debates;
– Mostra Científica do 5º Salão;
Confira o edital da MOSTRA aqui
Veja mais informações sobre os demais salões:
1º Salão Nacional de Divulgação Científica
1o-salão-150x150
O 1º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009, foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em conjunto com a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET), e teve como temática a “Popularização da Ciência no Brasil”. Aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2009 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP.
2º Salão Nacional de Divulgação Científica
2o-salao-150x150
O 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: ANPG, UNE e UBES, em conjunto com a CENAPET e com a Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE). Teve como temática “Integração Científica e Tecnológica da América Latina” e foi realizada  de 25 a 30 de julho de 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal, RN.
3º Salão Nacional de Divulgação Científica
3o-salao-150x150
O 3º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi uma iniciativa das entidades estudantis nacionais: ANPG, UNE e UBES em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco. Teve como temática a: “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional” e foi realizado entre 22 e 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife, PE.
4º Salão Nacional de Divulgação Científica
Cartaz-Novo-724x1024
o 4º Salão Nacional de Divulgação Científica aconteceu entre os dias 12 e 17 de julho, na Universidade Federal de São Carlos, interior de São Paulo. Com o tema “Desafios e perspectivas para o Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.