BG Brasil firma parceria com CNPq para bolsas de estudo no exterior

carteira de estudante

A BG Brasil assinou nesta terça-feira (21/6) carta de intenções no Palácio Itamaraty, em Brasília, para financiar até 450 bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores brasileiros nas melhores universidades e centros de pesquisa do mundo, em períodos que variam de cinco a oito anos. A cooperação inclui estágios na indústria, participação de acadêmicos das melhores universidades mundiais e criação de institutos tecnológicos no país.

O programa é um esforço conjunto da BG Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o ministro britânico para a Educação e a Ciência, David Willets; e o diretor-executivo do BG Group, Martin Houston, estiveram presentes na cerimônia.

“Estamos investindo até US$ 17,5 milhões com o objetivo de contribuir para a melhora da competitividade tecnológica e a geração de inovação do Brasil. Este projeto é parte de um ambicioso plano de investimento em pesquisa e desenvolvimento que traçamos para ao país com investimentos em torno de US$ 1,5 bilhão até 2025”, disse Martin Houston.

O plano oferece estágios remunerados na indústria para criar uma rede global de tecnologia. A parceria ainda prevê a contratação de professores e pesquisadores de renome internacional em suas áreas de atuação para formar o corpo de docentes da rede de Institutos BG que serão criados dentro das universidades brasileiras.

(Via Eu Estudante/Correio Web)