Diretores da ANPG definem calendário do próximo período

carteira de estudante
clique na imagem para ampliar

No dia 14 de outubro, domingo que antecedeu a Mostra Nacional de Divulgação Científica, a diretoria executiva e plena da ANPG se reuniu no prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro para debater as ações da ANPG para o próximo período, além de sistematizar um calendário das atividades prioritárias. 

De acordo com os indicativos já pontuados na Caravana a Brasília (leia mais), a diretoria da ANPG debateu encaminhamentos para a realização da Semana Nacional de Mobilização, de 05 a 11 de novembro, novo momento de reafirmação da luta pela política de valorização da pesquisa e do pesquisador, traduzida na preposição de um projeto de lei que garanta o reajuste e direitos dos pós-graduandos.
 
A mobilização deverá acontecer de forma descentralizada, onde cada Associação de Pós-Graduandos (APG) construirá  agenda que contemple reuniões, debates, manifestações de rua, nas suas respectivas universidades, impulsionando o debate central da PL dos Pós-Graduandos. Solicitamos que as agendas de cada APG sejam encaminhadas para o e-mail [email protected] para que seja divulgada a agenda nacional da semana.
 
Par além das mobilizações, atividades no ambiente virtual também estarão no bojo da Semana. A diretoria sinalizou a retomada do abaixo assinado virtual pela campanha de bolsas (leia mais) e a realização de um grande twittaço nas redes sociais. Maiores informações sobre a Semana de Mobilização serão publicadas no site e nas redes sociais durante as próximas semanas.
 
Bienal da UNE
 
Tradicionalmente conhecida pelo seu caráter cultural, político e festivo, a Bienal da União Nacional dos Estudantes, acontecerá na primeira semana de Janeiro de 2013, em Recife-PE com o tema “Volta da Asa Branca”, que homenageia o centenário de Luis Gonzaga. 
 
Na reunião de diretoria foi ratificada a participação da ANPG em parceria com a APG da UFPE na atividade e suas contribuições para a construção dos debates relacionados a ciência e tecnologia na programação, assim como a coordenação da mostra de ciência e tecnologia. Para mais informações sobre a 8° Bienal da UNE, acompanhe o site:www.une.org.br 
 
Fórum Mundial da Ciência 2013 
 
O Fórum Mundial da Ciência será realizado em Novembro de 2013, no Rio de Janeiro. O evento sairá de seu país sede – Hungria – pela primeira vez. Há entorno da atividade, diversas reuniões preparatórias puxadas pela sociedade civil, entidades e órgãos governamentais.
 
Na reunião de diretoria, a  ANPG decidiu por participar dos encontros preparatórios do fórum que serão realizados em diversas cidades do país e construir neste processo uma carta de princípios que será apresentada no encontro mundial. O próximo encontro preparatório será realizado na cidade de Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de outubro. Maiores informações no site do Fórum: http://fmc.cgee.org.br/
 
Foram sinalizadas ainda na reunião a realização do I Encontro Nacional de Representantes Discentes e a realização do 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) para o segundo semestre de 2013. 
 
Da redação