ANPG convoca os pós-graduandos a participarem da indicação dos coordenadores de área da Capes

carteira de estudante

  Leia mais sobre o assunto aqui: Iniciado processo de seleção de novos coordenadores de área da Capes

A ANPG convoca os pós-graduandos a participarem do processo de indicação dos coordenadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Junto aos colegiados de seus programas de pós-graduação e às pró-reitorias das universidades, os pós-graduandos deverão acompanhar a indicação de três a cinco nomes por área para cada instituição, que cumpram os pré-requisitos estabelecidos. Apenas um dos indicados poderá pertencer a seus quadros, e estão vedadas indicações de profissionais que têm cargo na administração central ou diretorias das instituições, ”salvo casos excepcionais devidamente justificados”.

O mandato dos coordenadores de área é de três anos, sendo possível uma recondução. A escolha dos nomes cabe ao presidente da Capes, que recebe listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior (CS) da agência, para cada uma das 46 áreas. Também serão escolhidos os coordenadores-adjuntos, cujos nomes são indicados pelos coordenadores titulares, com a escolha final cabendo ao presidente da Capes.

O CS da Capes forma as listas tríplices a partir de indicações da comunidade acadêmica (programas de pós-graduação, associações e sociedades científicas). As indicações deverão ser feitas pelo site da Capes: www.capes.gov.br.

As associações de programas de pós-graduação e sociedades científicas também poderão indicar até três nomes por área. Não é possível indicar pesquisadores que exerçam cargos na diretoria ou de representação da própria associação ou sociedade científica.

As indicações podem ser enviadas até dia 26 de novembro, e os currículos dos indicados serão analisados ao longo do mês de dezembro. Calendário anexo à Portaria 207, que disciplina os procedimentos de escolha e foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 25, prevê a divulgação dos resultados do processo até 10 de março de 2011.

Terminado o período de consulta, a Diretoria de Avaliação da Capes preparará uma lista com todos os indicados que atendem os pré-requisitos e seus respectivos números de indicações. A partir daí, o CS trabalhará em dezembro e em janeiro de 2011 para analisar currículos e formar as listas tríplices para cada uma das 46 áreas.

Leia a íntegra a Portaria 207 em:
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=26&data=25/10/2010

Da redação, Juliana Cruz