Balanço das atividades da semana: CD do CNPq, reunião com Andifes e Conjuve

carteira de estudante

Nesta semana a diretoria da ANPG esteve em Brasília para diversas atividades. Na quarta-feira (21), a entidade reuniu-se com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na pauta do encontro, assuntos como o PL 2134 que cria cargos para as universidades federais, carreira docente, recursos financeiros, Plano Nacional de Educação, entre outros.

Luana Bonone, diretora da Comunicação, representou a ANPG em reunião com a Andifes, na quarta(21). Foto: Ascom Andifes.

A ANPG discutiu com a Andifes a sua principal demanda que é o aumento do valor das bolsas de pós-graduação, há mais de 3 anos sem reajuste e a convidou para participar e apoiar a realização e divulgação do 23º Congresso Nacional de Pós-graduandos a realizar-se no período de 3 a 6 de maio, em São Paulo, na Unifesp.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, convidou a Andifes a participar de Ato no Congresso Nacional com várias entidades em defesa de aprovação rápida do PNE. Ele informou que está sendo criado um Grupo de Trabalho para ampliar a discussão conjunta com as universidades, parlamentares, governo e sociedade civil. A ideia é reunir atores do cenário de educação superior e fortalecer a interlocução junto ao Congresso Nacional.

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, (PROIFES) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) também estiveram presentes.

 

CD do CNPq

Elisangela durante a Reunião do Conselho Deliberativo do CNPq. Foto: Ascom CNPq.

Uma das formas de atuação da ANPG em espaços institucionais é a participação de conselhos decisivos para o acompanhamento das políticas nacionais de pós-graduação. A ANPG hoje é membro do Conselho Superior e do CTC da Capes, e há 25 anos, ou seja, desde a sua fundação, reivindica participação nos conselhos do CNPq. Na tarde da quinta (22), após reunião do Conselho em que a ANPg foi convidada a apresentar seu pleito, Elisangela Lizardo disse em seu perfil em uma rede social: "Informo aos Pós-Graduandos e a todos os presidentes da ANPG que me antecederam que o Conselho Deliberativo do CNPq acaba de aprovar a participação da ANPG como convidada permanente das reuniões e o compromisso de garantir os trâmites burocráticos necessários para efetivar nossa participação no conselho!

Aos meus presidentes: Roberto Muniz, Harisson Targino, José Adolfo, Roberto Germano, Felipe Chiarello, Luciano Rezende, Elisa Campos, Luiza Rangel, Hugo Valadares ,Soraya Smaile – esse espaço é de vocês!
Que esse espaço potencialize nossa pressão pela valorização do pesquisador brasileiro!"

A ex-presidenta da ANPG, Soraya Smaile respondeu em seguida: "Isso nos mostra que é tão importante a perspectiva histórica e a certeza de que as conquistas são alcançadas com a continuidade da luta. Que bom saber que tivemos uma participação nisso. Que bom que isso pode ser agora comemorado e compartilhado. Parabéns a essa diretoria da ANPG também que tem apreço pela história e que sabe que a luta continua sempre, até a vitória. Um forte abraço."

A partir de agora, então, a ANPG é entidade convidada do CD do CNPq, com direito a voz. Uma alteração no regimento do Conselho será feita para que a entidade tenha, enfim, direito a voz e voto nas deliberações.

 

Conjuve

A pauta principal do encontro foi a participação organizada da juventude na Rio +20-oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – que acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. 

A comissão organizadora abriu espaço para que entidades organizem atividades autogestionadas durante o evento e a ANPG já se inscreveu. A intenção é montar um estande de recepção/divulgação e organizar miniconferências sobre C&T e meio ambiente.

Saiba mais sobre o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos

Clique aqui e saiba mais sobre a Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste das Bolsas.

Da Redação.