ANPG se reúne com UFPE e UFRPE

carteira de estudante

dsc_6613
No dia 18 de abril o secretário-geral da ANPG, Vinícius Soares, esteve em reunião com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduacao da UFPE, Ernani Fernandes, e hoje, 23 de abril, esteve com com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduacao da UFRPE, professora Maria Madalena. A pautas dos dois encontros foi a continuação da Jornada de Lutas, na qual a diretoria está apresentando os projetos de lei que tramitam na câmara e e nossas campanhas da previdência e de assédio.
“As duas instituições se comprometeram em serem parcerias nestas duas campanhas. Também nós comprometemos a produzir um vídeo sobre o assédio para exibir para os professores e alunos que chegarem nas universidades”, contou Soares.
Outra pauta debatida nas reuniões foi sobre as ações afirmativas. “ A UFPE se comprometeu à  retomar a comissão para discutir como será implementada na universidade e a UFRPE informou que já foi aprovado as ações afirmativas para Pós-Graduação, incluindo negros, pardos, portadores de necessidades especiais e trans. As cotas já irão funcionar para os próximos editais da universidade”.
As bolsas de pesquisa também foram assuntos em ambos os encontros. “Em ambas as universidades não houveram cortes, mas devido a expansão do sistema de pós-graduação a porcentagem de bolsista caiu”, disse. Importante ressaltar que a UFRPE tem cerca de 1800 alunos de pó-graduação enquanto a UFPE tem um pouco mais de 7000 no stricto sensu. Metade dos alunos das duas instituições são bolsistas Capes e FACEPE.
Por último, o secretário da entidade reforçou da importância da licença maternidade para as pós-graduandas e não somente para as bolsistas (entenda mais a lei aqui). “A UFRPE irá incluir esta pauta no conselho universitário para estender os prazos das atividades acadêmicas das não bolsistas enquanto não aprovamos a emenda da lei.