Inscrições abertas para a Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

carteira de estudante
CTC/PUC-Rio, IFRJ e Colégio Pedro II organizam competição estadual destinada a alunos do ensino médio

Estão abertas as inscrições para 8ª edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do ensino médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, sendo responsável pela elaboração e correção das provas. Junto dele estão o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e o Colégio Pedro II. A primeira fase será realizada no dia 16 de agosto, na própria escola do aluno, e a segunda fase será no dia 05 de outubro, no Campus Gávea da PUC-Rio.

 
A competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química, influenciar na melhoria do ensino e aumentar o contato desses jovens com as universidades. Além disso, a competição regional visa identificar os alunos talentosos em Química e prepará-los para a Olimpiada Brasileira de Química (OBQ). Vale ressaltar que não há um limite máximo de alunos que podem ser inscritos por cada escola, mas cada instituição deve, obrigatoriamente, inscrever um professor representante. Em 2012, cerca de 2.500 alunos participaram da primeira fase e aproximadamente 300 passaram à etapa seguinte.
 
Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/ até 9 de agosto.
 
Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova "Desafios em Química" da PUC-Rio, com provas rigorosamente iguais, os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio, se inscritos no vestibular da universidade, ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.
 
Olimpíada Estadual é a primeira etapa para chegar à competição internacional
 
Os 20 melhores de cada uma das categorias EM1 e EM2 (alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, respectivamente) da OQRJ 2013 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2014.
 
Além disso, os alunos da EM1 poderão também se beneficiar do projeto "PUC por um semestre", promovido pelo PIUES (Programa de Integração Universidade Escola Sociedade), que os preparará para a etapa nacional.
 
Aqueles que conquistarem uma medalha na OBQ têm ainda uma boa notícia: a chance de fazer um curso preparatório para a última prova nacional que seleciona os três brasileiros que representam o País na Olimpíada Internacional de Química.
 
Este ano, pela primeira vez, o Estado do RJ teve alunos neste curso. Após uma longa e intensiva preparação, os cariocas Nathan de Souza Mateus, Pedro Henrique Fonseca Duque e Thiago Silva Viana, medalhistas de prata e bronze na OBQ e alunos do "PUC por um Semestre" em 2012, já estão prontos para a prova, agora em abril, que vai selecionar os brasileiros que irão para a edição internacional da competição, agendada para o mês de julho, em Moscou.
 
(Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)


(Jornal da Ciência)