IUPERJ é incorporado pela UERJ e vira IUPPERJ

carteira de estudante
Da esquerda para a direita: a diretora da ANPG Angélica Müller, o reitor da UERJ, Ricardo Vieralves e o diretor do antigo IUPERJ, Jairo Nicolau. Atrás, o representante dos alunos, Fernando Perlatto. Foto: Vitor Mourão

Em outras ocasiões, nesta página, foram relatadas notícias sobre a crise do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ) devido à falta de pagamento aos professores desta instituição. No Congresso da ANPG deste ano, realizado em abril na UFRJ, foi realizado um Ato Público de apoio ao IUPERJ e aprovada uma moção de solidariedade ao Instituto.

Na noite desta terça-feira, 22 de junho, foi dado importante passo na direção da solução destes problemas. Em evento no auditório principal do Anexo do Palácio Guanabara, onde estiveram presentes o governador do Rio, Sérgio Cabral, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo Vieiralves, o diretor do (até então) IUPERJ, Jairo Nicolau, entre outros integrantes do alto escalão administrativo do estado, foram assinados os documentos que criam as bolsas para professor visitante que permitirão a incorporação dos professores deste Instituto à UERJ. Será criado um novo instituto denominado Instituto UERJ de Pós-Graduação e Pesquisa (IUPPERJ).
 
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participou da solenidade, ocorrida nesta terça-feira. Foto: Vitor Mourão
Patrimônio intelectual
 
O professor Ricardo Vieiralves ressaltou que a solução dos problemas colocados leva em conta a importância da preservação do patrimônio intelectual do Estado, informando ainda que os novos programas de pós-graduação serão vistos como sucessores dos programas existentes até então, conformado acertado com o presidente da CAPES, Jorge Guimarães.
 
O representante dos alunos do IUPERJ, Fernando Perlatto, entregou uma carta de apoio ao processo de transição referendada pelo corpo discente do instituto, além de fazer um discurso agradecendo a seriedade que o governador e o reitor da UERJ têm dedicado ao instituto, defendendo ainda a importância da manutenção de sua integralidade e de sua excelência.
 
ANPG presente
 
A ANPG esteve presente no evento, com a presença de Angélica Müller, diretora de Relações Institucionais. Na ocasião, Angélica conversou com os pós-graduandos do Instituto que demonstraram estar atentos neste momento de transição e solicitaram o acompanhamento da entidade nacional nas negociações que se seguirão com a CAPES e a UERJ.
 
Colaboraram Angélica Müller (ANPG) e Vitor Mourão (Iupperj)