Cientistas, estudantes e pesquisadores rumo ao 2º Salão

carteira de estudante

Entre os dias 25 e 30 deste mês, durante a Reunião Anual da SBPC em Natal, acontece o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica promovido pelas entidades estudantis. O evento se propõe a ser um espaço de integração entre estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação, e conta com debates, mostra científica, atividades culturais e oficinas.

Destaques da programação

Já na terça feira, 27, acontece o XXII Encontro Nacional de Jovens Cientistas: popularização da Ciência e Educação Científica, com a presença da Prof. Wrana Panizzi , representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No mesmo dia, a Mesa Redonda: Mobilidade Acadêmica e Educação à Distância no Cenário da América Latina recebe o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcos Formiga, como um dos debatedores. A presença da CNI reforça a importância do debate sobre inovação e sobre o papel do setor produtivo no financiamento de pesquisas voltadas para este fim.

Na quarta, 28, o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, participa da mesa O protagonismo do Brasil no mundo e a integração latino-americana.
No fim da tarde, as discussões são em torno das riquezas marinhas, com a Mesa Redonda: A Amazônia Azul e o Projeto Nacional de Desenvolvimento. Fazendo referência ao tema geral da reunião da SBPC: Ciências do Mar: heranças para o futuro. O Contra-Almirante Ilques B. Junior – Secretário de C&T e Inovação da Marinha já está confirmado, assim como o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

Na quinta-feira, 29, acontece o grande debate sobre o tema do 2º Salão, a Mesa Redonda: Integração Científica e Tecnológica na América Latina. Hélgio Trindade, da Universidade da América Latina (UNILA) e José Montserrat Filho, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), compõem a mesa. Além das presenças de Alvaro Maglia, da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e Ernesto González , da UNESCO.

Encerrando a programação, o debate Ciência e Tecnologia na Redução das Desigualdades Regionais conta com a participação do professor de Economia da UNICAMP, Wilson Cano.

O Salão

O 2º Salão Nacional de Divulgação Científica é promovido pelas entidades estudantis nacionais – Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) – e a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET). Em parceria com a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE). A atividade é parte da programação oficial da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Cerca de 5000 estudantes são esperados para a atividade.

 

Acesse o sítio do salão e confira a programação completa.

 

Da redação.