Inovar é preciso: ANPG realizará debate na INOVATEC 2010

carteira de estudante

É pensando na necessidade de ampliar a inserção da inovação tecnológica no Brasil que se organiza em Belo Horizonte (MG) a Feira de Inovação Tecnológica (INOVATEC), entre os dias 5 a 8 de outubro. A ANPG realiza mesa de debates no evento dia 6. 


A ANPG realizará no dia 6 de outubro, quarta-feira, a mesa-redonda intitulada “Inovação e pós-graduação: um novo paradigma para a pesquisa”, com apoio da UFMG. Com a participação de parceiros dos setores públicos e privados, esta mesa fará uma discussão acerca dos limites enfrentados e as perspectivas que os estudantes podem ter como estímulo para que os trabalhos acadêmicos tenham a inovação enquanto objeto.
 
Com o número estimado de 18 mil participantes, o evento reunirá, no Expominas, estudantes, gestores públicos, professores, pesquisadores, instituições de ciência e tecnologia, empresas, além de profissionais vinculados a inovação em outros países. 
 
Garantindo participação destacada no evento, a ANPG terá ainda o estande número 132, localizado no CEFET-MG e participará de forma propositiva e articulada dos demais debates promovidos pela Inovatec.
 
Novo patamar
 
Sobre a importância da inovação tecnológica para a ANPG, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da entidade, Vasco Rodrigo, considera que “em uma conjuntura global onde o que se desponta no mundo são os bens de alto valor agregado, a Inovação passa ser uma chave que abre as portas a um novo patamar produtivo-empresarial, seja público ou privado. Nessa perspectiva, o papel da pós-graduação é vital, uma vez que esta propicia a ponte entre a ciência pura e a aplicada, a Inovação.”  
 
As discussões de maior destaque estarão voltadas para a geração de energia elétrica através de fontes limpas, a inovação na organização da Copa do Mundo de 2014 e a relação da inovação com os trabalhos que são desenvolvidos nas universidades, onde se encaixa a mesa que será realizada pela ANPG. Estas questões serão voltadas para diversos ramos do conhecimento como a biotecnologia, a produção química, têxtil, eletrônica, automobilística, dentre outras.
 
O cadastramento para entrada e as inscrições para as palestras (gratuitas) devem ser feitas pelo site www.inovatec2010.com.br
 
Serviço:
Mesa- redonda da ANPG na Inovatec: “Inovação e pós-graduação: um novo paradigma para a pesquisa”
Data: 6 de outubro (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Expominas
 
Por Julio Neto, diretor de Políticas Educacionais da ANPG
Alterada em 24/09, para acréscimo de informações sobre o estande