Science publica artigo sobre a crise da ciência no Brasil

carteira de estudante

science
A Revista Science publicou em seu site um artigo escrito pelo jornalista brasileiro Herton Escobar, sobre a grave crise que a ciência e a tecnologia do Brasil atravessam.
No artigo, o jornalista mostra que com o tempo e dinheiro esgotados, cientistas brasileiros estão aumentando a pressão sobre o governo federal para evitar um colapso total do sistema nacional de financiamento de ciência e tecnologia antes do final do ano.
De acordo com o texto, pesquisadores na semana passada apresentaram uma petição com mais de 82 mil assinaturas para líderes do Congresso em Brasília, exigindo a reversão de cortes de orçamento profundos que deixaram instituições de pesquisa que se esforçavam para pagar até mesmo as contas básicas de água e eletricidade. A entrega da petição fazia parte de uma série de reuniões e protestos realizados no Brasil, do qual a ANPG participou.
Como resultado das dificuldades econômicas crescentes do Brasil, o financiamento federal para ciência e tecnologia está agora no seu nível mais baixo na história moderna. O Ministério das Ciências iniciou este ano com um minúsculo orçamento de US $ 1,8 bilhão, mas o governo do presidente Michel Temer mais tarde reduziu isso em 44%, impondo um limite de gastos de pouco mais de US $ 1 bilhão.
Para ler a matéria completa em inglês: http://www.sciencemag.org/news/2017/10/brazil-researchers-struggle-fend-deepening-budget-cuts